O PSDB do Rio Grande do Norte planeja ter candidato na disputa majoritária nas eleições de 2018 no Estado. Os dirigentes do partido preferem evitar comentários sobre a preferência pelo Senado ou pelo Governo, mas trabalham nos bastidores para que a legenda tenha uma participação ativa no pleito estadual do próximo ano. No último sábado (25), a estratégia tucana foi exposta durante evento bastante concorrido realizado no Hotel Holiday Inn (Arena das Dunas), que contou com a participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB a presidência da República.

“O partido está crescendo muito no RN. Tão importante quanto as bandeiras, são as mãos que cuidam das bandeiras. É importante ter um bom time preparado para trabalhar pelo RN e pelo país. O PSDB está crescendo com novas filiações, prefeitos, isso é bom para o Brasil. O PSDB está preparado para disputar as eleições majoritárias no RN. Mas essa é uma decisão local que será tomada no momento oportuno”, disse Alckmin em entrevista a imprensa, pouco antes de fazer palestra no evento, que foi denominado “PSDB a favor das mudanças que o Brasil precisa”.
Durante seu discurso, o governador elogiou o trabalho do deputado federal Rogério Marinho, tanto em nível local no comando do PSDB, quando nacionalmente na Câmara. “Este é um dos melhores deputados federais do Brasil”, disse Alckmin, arrancando aplausos da plateia que lotou o auditório do Hotel Hollinday Inn, próximo a Arena das Dunas em Natal.
Já o deputado federal Rogério Marinho, disse que o PSDB potiguar está unido a favor do “fortalecimento do RN, pela melhoria da qualidade de vida da população, para reerguer o Estado e dar a sua contribuição para as mudanças que o Brasil precisa”. Relator da modernização das leis trabalhistas, o parlamentar enfatizou a importância do projeto e criticou os 13 anos de governo do PT. “É fácil fazer o que fizeram com o Brasil, o patrimonialismo, a fisiologia, a corrupção desenfreada, a mentira deslavada. Tudo isso gerou a maior crise da história de 116 anos de República”, disse.
Ezequiel Ferreira: “Rogério Marinho é o nome do PSDB para 2018”
A pouco mais de um mês de assumir a presidência do PSDB no Rio Grande do Norte, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, foi ainda mais direto em seu discurso durante o mesmo evento que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. O tucano disse, em seu discurso, que o deputado federal Rogério Marinho é o nome da legenda para as disputas majoritárias do próximo ano.
““Rogério honra o partido com sua carreira e tem todo direito de galgar mais espaço no cenário político do Rio Grande do Norte para ajudar o país. É o nosso nome para a majoritária em 2018”, disse Ezequiel, arrancando aplausos dos presentes.
O presidente da AL enfatizou ainda o forte crescimento tucano nos últimos anos no RN. “A chegada do grupo de deputados estaduais para somar com o deputado federal Rogério Marinho aproximou o PSDB potiguar em termos de representatividade e importância ao que o PSDB representa no restante do país. E este trabalho já colheu fruto nas eleições de 2016 com a vitória de 10 prefeitos e a chegada agora de mais filiações. E para 2018 o partido estará com condições de postular vagas nas candidaturas majoritárias e fortalecido nas proporcionais.”
O evento do PSDB marcou a filiação de novos prefeitos ao partido no RN. Também foi anunciada a entrada do presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), o ex-prefeito de Lajes, Benes Leocádio, no partido. O prefeito de São Tomé, Babá Pereira, e de Barcelona, Luiz Marfra, representaram os novos filiados.
Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza, e os deputados estaduais Márcia Maia, Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho, ambos do PSDB. O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e o deputado estadual George Soares (PR) também prestigiaram o evento, que ainda reuniu os prefeitos e vereadores eleitos pelo partido em 2016, além de lideranças políticas de várias regiões do Estado.