
Professor voluntário de karatê há 18 anos, o potiguar André Calixta é o mais novo filiado do PSDB-RN. O atleta, que dá aulas gratuitas a mais de três mil alunos, estudantes de escolas públicas, falou da importância do trabalho social vinculado a força política. “O esporte muda a vida de qualquer pessoa, sempre para melhor. Através do Partido da Social Democracia Brasileira, espero conseguir mais visibilidade para o projeto e abraçar mais causas sociais. O Brasil precisa investir mais em ações de valorização ao próximo e o PSDB abriu as portas de sua casa para essa proposta”, disse.
Para o presidente do diretório estadual do PSDB no RN, Valério Marinho, a filiação de André Calixta e de outros voluntários na área do esporte engrandecerá o trabalho do partido. “Nós acreditamos que pessoas como André podem acrescentar muito ao país, incentivando as pessoas a lutarem pelas causas de desenvolvimento social. Para além disso, acreditamos também que o partido poderá realizar mais ações de voltadas para a prática esportiva e educacional, que garantem melhores condições de vida a população”.

“Voluntário deve vir para somar”
Para André, cada gota de transpiração é como se representasse um troféu. Ele, que desde pequeno vive no mundo do esporte, apreendeu que as conquistas são mais saborosas quando compartilhadas em equipe. “Tive um professor de karatê que, em troca das aulas, me cobrava apenas disciplina e boas notas. Quando ele precisou se mudar daqui e ir morar em Brasília, assumi o trabalho que ele estava realizando, como professor voluntário”.
Integrante do grupo Amigos da Escola, o atleta é professor de Karatê em várias escolas públicas e faculdades de Natal, e Presidente da FEKAEN, Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola Norte Riograndense, onde realizou o sonho de ter um centro de treinamento para seus atletas, os quais seguem sua trajetória de vitórias e conquistas.
Entre as premiações, dois troféus foram além dos campeonatos restritos aos tatames. A medalha comendador do Consulado do Japão até hoje foi concedida a apenas quatro brasileiros: Ayrton Senna, Pelé, Zico e André Calixta. Outro prêmio foi a estatueta do Mérito Potiguar de Educação, que André conquistou por ter afastado completamente das drogas 14 alunos de escolas públicas.
“O voluntário deve vir para somar. Para ajudar as pessoas, independente de classe social”. Atualmente, 32 alunos são bolsistas em universidades da rede provada, mérito conseguido através das boas médias no ensino médico, como reflexo das artes maciais. “Só em ver que a alegria das crianças e jovens está aumentando e ver o crescimento do esporte, de fato me sinto um campeão”, destacou.