PSDB – RN

Tucanafro-RN cobra políticas públicas para negros: “Estamos atrasados em relação a nossa própria história”

David Lemos, presidente do Tucanafro no RN
David Lemos, presidente do Tucanafro no RN

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Para o presidente do Tucanafro do Rio Grande do Norte, David Lemos, o país ainda precisa voltar sua atenção para políticas públicas à população negra e afrodescendente.

Segundo ele, o Governo Federal deve promover debates junto à sociedade e movimentos negros, de modo a discutir leis específicas para a promoção da igualdade racial e a inclusão social da população negra. “Isso também deveria ser uma postura adotada pelos governos estaduais e municipais. Nós estamos atrasados em relação a nossa própria história. Não podemos viver em uma sociedade onde o preconceito prevalece sobre honra do negro. O racismo e a discriminação são um entrave para o desenvolvimento do país e de cada unidade federativa”, destacou David.

O líder do Tucanafro no RN lembra que uma das iniciativas mais marcantes do PSDB em defesa da população negra foi a implementação de políticas de ações afirmativas durante o primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). Em 1995, após a 1ª Marcha Zumbi dos Palmares Contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida, o governo tucano adotou diversas medidas com o objetivo de incluir a população negra nos espaços e mecanismos de participação democrática.

“Foi no governo de FHC que foi instituído o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado neste dia 20 de novembro, em reconhecimento a Zumbi dos Palmares, líder do maior movimento de resistência dos negros contra a escravidão. No governo tucano também foi criado o Grupo de Trabalho Interministerial para a Promoção da Igualdade Racial, que resultou na criação da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR)”, afirmou.

 

 

 

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *