PSDB – RN

Tucanafro-RN discute políticas públicas em apoio à população negra

Valério Marinho e Juvenal AraújoAs políticas públicas de inclusão para a população negra no Brasil foram discutidas durante a realização do I Seminário da Militância Negra – O Negro Pensa o RN, neste último sábado (5), promovido pelo Tucanafro, núcleo temático do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira. Lideranças e militância do partido no Rio Grande do Norte estiveram reunidas para discutir temas como promoção da igualdade racial, cotas raciais e o mercado de trabalho para os negros, realidade para vilas e favelas, redes sociais e manifestações de rua pelo Brasil.

Na ocasião, Valério Marinho, presidente do PSDB-RN, falou sobre o negro na sociedade brasileira, o pioneirismo nas políticas de ação afirmativa no país e a atuação do PSDB junto aos segmentos da sociedade. Para ele, ainda existe no Brasil uma diferença muito grande nas questões sociais.

“A maioria da população brasileira, que é negra, também é pobre. Esse cenário precisa ser mudado e, para isso, é necessário discutir políticas que venham implementar a importância do negro na sociedade. O PSDB, dentro do seu processo de fortalecimento político, vem sendo pioneiro nessas discussões”, declarou.

Durante o seminário, Valério Marinho ainda destacou o papel histórico modelo na concretização da sociedade, como também uma evolução política do movimento negro no país. Segundo ele, no entender de todos os seus participantes, “o movimento negro deverá inverter o rumo das decisões que afetam a etnia, não mais recebendo decisões de cima para baixo, mas sim tendo bandeiras próprias, originadas da própria base”.

O coordenador nacional do Tucanafro, Juvenal Araújo, que também compareceu ao evento, fez um balanço positivo do encontro que deu voz às lideranças afrodescendentes de todo o país. A direção regional do PSDB no RN ainda elaborará uma Carta Aberta que será encaminhada ao presidente da legenda no Brasil, senador Aécio Neves (MG).

“Saímos do encontro com diversas diretrizes que vamos levar à direção nacional do partido para que sejam discutidas em nível nacional, em relação ao combate ao racismo e à desigualdade racial”, disse. Entre as diretrizes traçadas pelo Tucanafro em diversas regiões do país estão ações afirmativas de inclusão social para o negro; ações de qualificação profissional; ações de apoio às comunidades quilombolas; valorização da nossa cultura através de religiões de matrizes africanas; maior participação do negro na política e nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Até o dia 30 de outubro, o Tucanafro realizará 27 encontros regionais em todos os estados discutindo as diretrizes levantadas no simpósio da Militância Negra realizado no mês de setembro em Belo Horizonte. Os encontros serão preparatórios para o Congresso Nacional da Militância Negra do PSDB, a ser realizado em novembro.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *