Brasília (DF) – Após a divulgação de que o recém-empossado ministro da Saúde, Ademar Arthur Chioro dos Reis, é sócio majoritário de uma empresa de consultoria com atuação na área de saúde que recebe recursos públicos, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), apresentou nesta terça-feira (04) requerimento de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente (CMA) para ouvir o petista.
Chioro era secretário municipal de Saúde de S. Bernardo do Campo (SP) quando a denúncia sobre sua sociedade na consultoria veio à tona. Ele assumiu o Ministério da Saúde na segunda-feira (3) em substituição a Alexandre Padilha, que deixou o cargo para concorrer ao governo de São Paulo pelo PT.
Para Aloysio, a nomeação desperta uma série de questões que precisam ser esclarecidas para não comprometer a gestão pública. “É preciso que sejam conhecidas as ações da empresa do ministro e quais as suas fontes de recursos, mesmo que sejam a partir de transferências municipais cuja fonte primária é o governo federal”, ressaltou.
Alvo de investigação
Chioro está sob investigação do Ministério Público de São Paulo por improbidade administrativa. Depois de deixar a empresa Consaúde Consultoria, Auditoria e Planejamento Ltda para assumir o ministério, ele transferiu as cotas para sua mulher.
“Já houve neste governo vários conflitos entre o interesse público e o privado por parte de seus membros. O ministro ao transferir as cotas da empresa Consaúde para sua mulher demonstra claramente que mantém seu interesse no negócio”, afirmou Aloysio.
Da Assessoria da Liderança do PSDB no Senado