Filie-se
PSDB – RO
PSDB – RO

Enquanto brasileiros se preparam para pagar o dobro na conta de luz, EUA oferecem energia eólica de graça

11 de novembro de 2015
Email Share
29/09/2015 - Recife - PE - O governador Paulo Camara, durante Inauguração do Complexo Santa Brígida, empreendimento de R$ 864 milhões, mais do que duplicará a participação energética oriunda dos ventos no EstadoFotos: Aluísio Moreira/SEI

29/09/2015 – Recife – PE – O governador Paulo Camara, durante Inauguração do Complexo Santa Brígida, empreendimento de R$ 864 milhões, mais do que duplicará a participação energética oriunda dos ventos no EstadoFotos: Aluísio Moreira/SEI

Brasília (DF) – Enquanto os brasileiros se preparam para um aumento que beira os 100% na conta de luz e a presidente Dilma Rousseff fala em “estocar vento”, fazendas de geração eólica no Texas, Estados Unidos, geram tanta energia que algumas oferecem eletricidade de graça aos seus consumidores. As informações são de reportagem desta terça-feira (10/11) do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, o benefício faz parte do plano da concessionária TXU Energy, que cobra tarifas mais caras durante o dia e concede energia gratuitamente à noite, das 21h às 6h. No Texas, a energia eólica equivale a 10% de toda a eletricidade gerada, maior índice entre os estados americanos.

Para o deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE), o Brasil perdeu, ao longo da última década, diversas oportunidades de ter avançado na questão energética.

“A gente está agora com a COP-21 (Conferência do Clima) para acontecer, onde o Brasil estabeleceu algumas metas de redução da emissão de carbono, mas não fez o caminho para construir isso. Não basta você fazer um discurso ou estabelecer uma meta. Principalmente no que se refere à produção de energia, você precisa de um planejamento, precisa começar bem antes a pensar e arrumar soluções”, afirmou.

Potencial desperdiçado

O parlamentar destacou que o Brasil, com recursos naturais de sobra, tem o seu potencial desperdiçado pela apatia da gestão petista, que em 13 anos no poder não investiu em novas matrizes energéticas, e pela burocracia com que o sistema energético do país é gerenciado, não permitindo que os consumidores instalem placas de energia solar ou equipamentos de energia eólica sem a autorização das concessionárias privadas.

“A gente vê o Brasil, que tem uma potencialidade imensa principalmente na região Nordeste para energia eólica e solar, ter toda a capacidade natural que nós temos não aproveitada. Temos uma quantidade imensa de dias de sol nessa região, e também alguns trechos com a potencialidade de ventos imensa, e isso tudo sem nenhum tipo de aproveitamento”, salientou.

“Para completar, temos uma legislação que é equivocada. Tanto a eólica tanto a solar são energias que podem ser geradas pelo próprio consumidor final. O problema é que você hoje vincula a autorização do consumidor final à concessionária de energia, que muitas vezes não tem interesse em facilitar essa aquisição. A gente tem uma legislação antiga, falta de planejamento, falta de investimento, e por isso o Brasil continua com uma matriz energética muito atrasada”, completou Daniel Coelho.

Compartilhe!

Ad