Na noite do último sábado (26), no plenário da Câmara municipal de Ouro Preto do Oeste, o pré-candidato a governo do estado pelo PSDB , Expedito Júnior, fez um discurso duro – mas respeitoso – sobre o quadro político que se desenha em Rondônia.
Cerca de mil pessoas estiveram presentes no ato suprapartidário que reuniu centenasa de lideranças políticas em torno do nome do pré-candidato do PSDB, Expedito Junior , e do deputado estadual Neodi Carlos (PSDC), aprovado como vice na chapa do tucano.
Compareceram lideranças do PSD, PMN, PTC, PT do B, PHS, PEN, Solidariedade, DEM, PV, PSC e PSL. Também estiveram presentes a prefeita interina de Ouro Preto, Joselita Araujo ; o ex-prefeito de Jaru , Jean dos Muletas (ambos do PMDB), e os presidentes das Câmaras municipais de Porto Velho, Ji-Paraná e Rolim de Moura, respectivamentes , Alan Queiroz (PSDB), Nilton Cézar Rios (PSB) e Jairo Benetti (PSD).
O presidente regional do PSD deputado federal Moreira Mendes não pode comparecer ao ato devido ter perdido o seu único irmão na última sexta-feira (25). O anfitrião do ato foi o presidente da Câmara municipal de Ouro Preto vereador Edis Farias (SDD) que saudou os presente e declarou apoio a Expedito Junior.
O deputado estadual Neodi Carlos destacou sua satisfação de fazer parte do arco de aliança partidária que vem se formando em torno do nome de Expedito Junior. O parlamentar, que tem o seu nome cotado para ser vice de chapa , afirmou que Rondônia clama por mudança e que o modelo político/administrativo que ai está só vem levando o Estado para o caminho do endividamento, fato este que, como deputado, já alertou, sempre destacando a grave crise financeira que já dá claros sinais.
“O povo ordeiro e trabalhador não quer benevolência dos governantes, quer apenas respeito com sua gente e isso o atual governo não vem tendo. Rondônia hoje é governado por pessoas que não tem compromisso com o estado e a prova maior deste descaso é o clamor que ouvimos nos quatro cantos ; portanto precisamos ter pessoas comprometidas com o nosso povo”, disse Neodi , que foi duas vezes prefeito de Machadinho do Oeste e está no seu terceiro mandado como deputado estadual
Expedito Junior, ao discursar, deixou claro que os seus adversários políticos não têm o que falar da sua pessoa e buscam bater na mesma tecla: que ele não vai poder registrar sua candidatura. O pré-candidato ao governo pelo PSDB disse que a sua certeza é a certeza do povo de Rondônia que não suporta um governo omisso e que deixa ser manipulado por um grupo de secretários de estado.
“Em um estado democrático de direito quem manda é o governador e seu vice; secretário tem cumprir ordens e não querer ser o dono da caneta com tinta. Isso não é ser um governo comprometido com o nosso povo, isso é ser um governo que cuida de interesse particular e de grupo”, disse.
” O povo de Rondônia exige respeito e seriedade com a coisa pública e não agüenta mais tantos desmandos “, acrescentou.
O ato foi organizado pelo diretório municipal do PSDB na pessoa do seu presidente, Augusto Lobo, e teve o apoio do ex-vereador Flávio Farias.
Fonte: Alexandre Araújo, de Ouro Preto do Oeste