O líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), alertou para o elevado patamar de endividamento das famílias brasileiras.
Segundo o Banco Central, o índice chegou, em março último, ao maior nível desde 2005, quando começou o registro desses dados: 43,99%. Ou seja, as famílias estão devendo quase metade de tudo que ganham aos bancos ou a outras instituições financeiras.
“Nem mesmo a bagunça das contas públicas é suficiente para fazer este governo cair na real”, alerta o líder Nilson Leitão. “Mas este governo está acometido de enorme miopia. Enxerga, mas não vê. Se vê, não percebe a gravidade dos fatos e segue enganando. E quem vai pagar é o pai ou mãe de família que, de boa fé, vier a se endividar”, alerta.
O índice de endividamento das famílias mede o comprometimento da renda bruta. Em 2005 era de 18,39%. O endividamento dos meses de abril e maio pode ser maior por causa da inflação em alta.
Nas últimas semanas, sobretudo depois da divulgação do PIBinho de 0,6% para o primeiro trimestre deste ano, especialistas passaram a se manifestar a respeito do equívoco do governo em buscar o crescimento econômico pela via do estímulo ao consumo.
Da assessoria da Liderança da Minoria e Portal do PSDB na Câmara