O lixo que é descartado de forma incorreta tem se tornado um problema ambiental nas grandes cidades brasileiras, neste sentido, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lança, nesta quarta-feira (28), às 11h30, na Escola Municipal São Sebastião, localizada na Rua Amazonas, S/N, Lote 92, Em Jaboatão Centro, o Projeto “Escolas Sustentáveis – Juntos Cuidando da Nossa Cidade” e a premiação do Projeto Contando e Cantando o Baobá.
A iniciativa irá implantar ações permanentes de educação ambiental nas escolas municipais para que os estudantes possam virar agentes de defesa do meio ambiente. A iniciativa será realizada numa parceria da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana e a Secretaria Executiva de Educação. O projeto é piloto em todo o Estado de Pernambuco. A escola recebeu no início de outubro o Certificado de Adesão ao Programa das Escolas Associadas (PEA) da Unesco, por práticas exitosas promovendo a cultura de paz.
Segundo o secretário Executivo de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Carlos Sampaio, a implantação do projeto dará uma visão de futuro aos estudantes. “O projeto é piloto no Estado e vai mobilizar e proporcionar uma educação mais integrada e motivada com o meio ambiente. Formando assim, no futuro, adultos conscientes e crianças multiplicadoras”, explicou.
A meta é atender 50% das Escolas da Rede Municipal de Ensino até o final da gestão, priorizando as Regionais Jaboatão Centro, Cavaleiro e Curados por serem as mais afetadas pelo descarte irregular dos resíduos sólidos domiciliares. Será fomentadas 8 “Escolas Modelo em Sustentabilidade” e os professores das escolas participantes receberão capacitações com orientações técnicas para implantação de forma autônoma do projeto. Além disso, cada escola receberá kits de educação ambiental que incentivam a criação de espaços pedagógicos, tais como salas verdes (com jogos educativos), hortas orgânicas, recreio ambiental, oficinas de eco arte (criação de objetos com materiais descartáveis), jornal verde, rádio verde, encontros sustentáveis e excursões pedagógicas.
Para a gestora da Escola Municipal São Sebastião, Fátyma Couto, esses projetos certificam o ensino de qualidade do Jaboatão dos Guararapes. “Vejo com o olhar de quem está há 30 anos no magistério. Vejo como uma inovação. Percebo assim com um olhar que não perdeu o brilho, apesar dos 30 anos, olhar de quem espera e acredita que esse é apenas o primeiro passo mais importante e significativo para que a gente consiga de fato fazer uma educação de boa qualidade, que realmente faça a diferença. Sempre digo aos estudantes que eles não vão fazer diferença no bairro, e sim fazer a diferença no Brasil e no planeta, pois são cidadãos do mundo”, enfatizou.
Projeto Contando e Cantando o Baobá
Os estudantes do 6º e 7º ano da Escola Municipal São Sebastião produziram contos fazendo referência ao Baobá, árvore de origem africana, resgatando o histórico cultural do povo Africano, e trabalhando a árvore como símbolo de espiritualidade. Na quarta-feira (28/10), será a entrega das medalhas e troféus aos vencedores. O resultado dessa iniciativa, participará da gravação de um CD junto às Escolas Associadas Unesco do Jaboatão dos Guararapes, que terá o apoio do percussionista Naná Vasconcelos.
Além disso, será inaugurado o laboratório de francês para os estudantes da escola e pessoas da comunidade. As aulas de francês básico acontecerão em horário extracurricular, ou seja, o estudante que estuda no turno da manhã terá aula no período da tarde. A iniciativa é realizada com o Consulado Geral da França, no Recife, que doou livros didáticos e irá oferecer capacitações e cursos a professora da rede que trabalha com ensinando francês na Escola.
Da Prefeitura de Jaboatão