Os esforços da Administração Municipal, no que diz respeito à qualidade de vida e atenção ao jovem, contribuíram para que Blumenau (SC) conquistasse o título de melhor cidade de grande porte do país em Indicadores Sociais.
A cidade é reconhecida por seu trabalho com a terceira idade, desenvolvimento dos jovens através do esporte, capacitações para o mercado de trabalho e segurança juvenil.
Na subcategoria Qualidade de Vida, o município se destaca no ranking geral e também entre as cidades de grande porte. O índice levou em conta dados como, por exemplo, a taxa de fecundidade da cidade. A de Blumenau é de 1,5 filhos por mulher, em um total de 94.831 famílias no município, de acordo com os dados do censo do IBGE do ano de 2010.
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau reflete na boa colocação da cidade no ranking e na expectativa de vida da cidade, que é de 78,6 anos. Os idosos representam 6,3% dos moradores do município, que tem uma população estimada de 338.876 para 2015.
Os dados, divulgados em 2010, mostram também que a taxa de envelhecimento da cidade é de 6,3%. Somente a Fundação Pró-Família atende mais de seis mil idosos e cinco mil crianças e adolescentes, oferecendo uma grande variedade de atividades gratuitas que estimulam o lazer e a saúde. Além disso, o Centro de Saúde do Idoso garante atendimento a pessoas idosas debilitadas ou em reabilitação.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) Longevidade, divulgado em 2013, mede a esperança de vida ao nascer em uma escala de 0 a 1. Quanto mais a expectativa de vida se aproxima de 85 anos, mais o IDHM Longevidade se aproxima de 1 e quanto mais perto de 25 anos, mais o índice se aproxima de zero. De todo o país, Blumenau encontra-se em primeiro lugar na lista, empatada com Brusque, Balneário Camboriú e Rio do Sul, com índice de 0,894. Valor considerado muito alto e acima da média estadual (0,860) e nacional (0,816).
Na subcategoria Atenção ao Jovem, Blumenau encontra-se em 16º lugar geral das cidades de grande porte, com 5,8392 pontos. Em relação a oportunidades na área de trabalho, 51.831 jovens entre 15 e 29 anos estão empregados com carteira assinada na cidade, o que corresponde a 37,8% dos trabalhadores de todo o município.
O número expressivo destaca a importância da inserção dos jovens no mercado de trabalho, que se dá por meio de programas como o Adolescente Aprendiz, que oferece capacitação e possibilidades aos jovens gratuitamente. Atualmente são cerca de 300 aprendizes. A Prefeitura também é parceira e apoia o programa Entra21, que completou 10 anos em 2015 e oferece 300 vagas para formação de jovens.
A prática esportiva também é muito evidenciada e incentivada no município, por promover a qualidade de vida e possibilitar inclusão social. Os alunos entre 6 e 17 anos matriculados na rede municipal de ensino contam com o programa de Iniciação Esportiva. Quase dois mil inscritos participam do projeto, que possui mais de 30 núcleos espalhados por bairros da cidade e 16 modalidades esportivas. Vários atletas que hoje representam Blumenau em competições desenvolveram seu gosto por esporte e melhoraram seu desempenho através deste programa. Um exemplo é a jovem Débora Luiza Gomes, que iniciou suas atividades em 2008 e hoje detém recordes estaduais e nacionais na prova dos 100 metros de atletismo.
Outro dado analisado no qual Blumenau se destaca se refere à segurança do jovem na cidade. Segundo o delegado Bruno Effiori, a taxa de homicídio juvenil de 2015 em Blumenau é de dez homicídios, contabilizados até o dia 21 de outubro deste ano. O número apresenta melhora em relação aos anos de 2010 e 2011, quando 15 homicídios juvenis aconteceram na cidade, levando em consideração vítimas de 15 a 29 anos.
Sobre o estudo
A pesquisa foi feita pela Revista Istoé e Editora Três, em parceria com a Austin Rating, e foi divulgada recentemente. Blumenau contabilizou 61,4117 pontos na categoria Indicadores Sociais Geral, ficando em primeiro lugar entre as cidades de grande porte (com mais de 200 mil habitantes).
No total, 5.565 municípios brasileiros foram envolvidos no estudo, que foi elaborado com base em 500 indicadores divididos em quatro categorias: Fiscais, Econômicos, Sociais e Digitais. O objetivo foi elencar as cidades com as melhores práticas de gestão pública, que resultaram no chamado índice de Inclusão Social e Digital.
No ranking geral, que considera as 50 melhores cidades mais bem pontuadas na soma de todos os indicadores pesquisados, Blumenau atingiu a 10ª posição, com 150,53 pontos. A nota máxima que uma cidade poderia obter era 158,7416. Entre os municípios de Santa Catarina, a cidade ocupa a segunda posição.
Do Portal da Prefeitura