Filie-se
PSDB – RO
PSDB – RO

Senado aprova voto de solidariedade aos povos da França, Líbano e Turquia por atentados

19 de novembro de 2015
Email Share

aloysio-nunes-foto-psdb-no-senado-300x200Brasília – O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (19) requerimento da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) de voto de solidariedade ao povo da França, Líbano e Turquia – países que foram alvos de recentes ataques terroristas. O pedido é de autoria do senador e presidente do colegiado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

“A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional repudia todas as formas de terrorismo e ressalta a necessidade de redobrar esforços internacional na prevenção do terrorismo, inclusive diplomáticos e militares, na prevenção do terrorismo e combate às ações de grupos que desrespeitam os mais básicos princípios e valores da Humanidade”, escreveu o senador tucano.

Na noite de sexta-feira (13), uma série de ataques coordenados promovidos pelo Estado Islâmico (EI), com explosões e tiroteios , aconteceu em Paris e vitimou 129 pessoas. Um dia antes, um atentado ocorreu em Burj el-Barajne, no subúrbio de Beirute, e teve mais de 40 vítimas. O ataque também foi reivindicado pelo grupo EI.

O requerimento também apresenta solidariedade ao povo turco. No último mês de outubro, a cidade de Ancara foi alvo de ação terrorista que matou mais de 90. O atentado ocorreu pouco antes do início de uma manifestação de curdos em favor da paz.

Chanceler

Ainda nesta quinta-feira, o senador Aloysio Nunes anunciou a vinda do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao plenário da Comissão de Relações para participar de audiência pública na próxima terça (24).

A reunião atende ao requerimento, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que convoca o chanceler a comparecer ao colegiado para tratar das consequências para o Brasil do Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TPP). “Assim como sobre os fatos envolvendo um suposto veto à indicação do ex-ministro Nelson Jobim como observador brasileiro do processo eleitoral na Venezuela”, registra o requerimento.

Da assessoria do senador

Compartilhe!

Ad