Filie-se
PSDB – RO
PSDB – RO

Terceirizando responsabilidades: em depoimento à PF, Lula diz que ex-diretores da Petrobras investigados na Lava Jato não foram escolhidos por ele

18 de dezembro de 2015
Email Share

Lula-Foto-Valter-Campanato-ABr-300x199Brasília (DF) – Mais uma vez se eximindo de suas responsabilidades, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em depoimento à Polícia Federal que os ex-diretores da Petrobras alvos de investigações da Operação Lava Jato não foram escolhidos por ele, mas sim indicados por partidos políticos de sua base aliada. Segundo o petista, coube a ele apenas a indicação formal dos nomes ao Conselho de Administração da estatal, onde foram referendados.

As informações são de reportagem desta sexta-feira (18/12) do jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com a publicação, Lula foi ouvido pela PF na última quarta-feira, na condição de informante.

Os investigadores o questionaram sobre o processo de indicação e nomeação de executivos da Petrobras, e também sobre suas relações com o pecuarista José Carlos Bumlai, preso por ter feito, em nome de Lula, um empréstimo de R$ 12 milhões no Banco Schahin para o caixa dois do PT. O empréstimo nunca foi pago. O ex-presidente petista confirmou ser amigo de Bumlai, mas disse não saber nada sobre suas atividades.

Para o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), as declarações de Lula demonstram a falta de capacidade gerencial do ex-presidente e também sua irresponsabilidade.

“Todas essas nomeações têm a assinatura dele no Diário Oficial, são assinaturas oficiais. E o mais grave é que ele, mesmo sabendo da corrupção, foi conivente com a corrupção e em manter essas pessoas, e agora vem com a justificativa de que foi indicação de partidos. Quer dizer, ele está querendo fugir da sua corresponsabilidade por essa situação que passa o país atualmente”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que falta à gestão petista assumir sua parcela de culpa pelas crises econômica e social que assolam os brasileiros. “Essa crise é uma crise feita pelo Lula, pelas mentiras dele e da presidente Dilma. É uma crise que o grande responsável é o Partido dos Trabalhadores, que permitiu a corrupção. Tanto é que no primeiro mandato da presidente Dilma, ela teve que afastar 12 ministros por corrupção, todos eles oriundos do governo Lula”, destacou.

E completou: “O PT continua sem falar a verdade para o povo brasileiro, querendo ainda colocar panos mornos, como se não tivesse responsabilidade por todo esse desmando. Querem passar a culpa para os partidos, para outras pessoas, que indicaram esses membros da composição do governo”.

Compartilhe!

Ad