Filie-se
PSDB – RO
PSDB – RO

“Um ano difícil”, por Eduardo Sol

24 de dezembro de 2015
Email Share

eduardo-sol-psdbrj-destaque-300x133Para muita gente o ano de 2015 não será uma boa lembrança. O governo entrou sem o apoio da maioria da população devido aos desgastes na economia e aos escândalos de corrupção. O PT prometeu controlar a inflação, organizar as contas públicas e retomar o crescimento, sem prejudicar as conquistas sociais que vêm desde o governo FHC.

Contudo, nada disso aconteceu! A inflação disparou para 11%, o governo vai fechar as contas com um déficit de R$ 52 bilhões e o Bolsa Família – responsável pela reeleição da Dilma – teve um corte de R$ 10 bilhões. Aonde vamos parar? Não sabemos ainda, mas estamos em queda vertiginosa. A perda do grau de investimento do Brasil por várias agências internacionais carimba o retrocesso da economia brasileira e a preocupação que teremos em 2016, 17, 18…

Nestor Cerveró virou uma espécie de símbolo da Petrobras na gestão petista. Ele foi acusado de participar de crimes de corrupção contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro, entre 2006 e 2012. A operação Lava-Jato foi buscar ainda o ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, e os ex-deputados André Vargas (PT), Luiz Argolo (SD) e Pedro Corrêa (PP).

Não nos esqueçamos das prisões do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, por lavagem de dinheiro, e do príncipe das empreiteiras, Marcelo Odebrecht, por pagamento de propina ao ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que também foi preso. O ex-gerente Pedro Barusco, o doleiro Alberto Yousseff, o lobista Fernando Baiano e o dono da UTC, Ricardo Pessoa, também contribuíram para arrombar a Petrobras, mas fizeram delações premiadas para reduzir as suas penas.

O ano fechou com a prisão de dois ilustres, o pecuarista José Carlos Bumlai e o senador Delcídio do Amaral (PT). O primeiro é amigo do ex-presidente Lula e acusado de envolvimento em fraude no contrato para a operação do navio-sonda Vitória 10.000. O segundo é acusado de ameaçar parentes de Nestor Cerveró e de ter oferecido a ele ajuda para fugir do país e não revelar nada sobre o esquema de corrupção.

Um ano triste para o Brasil. Mas temos alguns pontos de esperança. Protestos anti-PT reuniram mais de 2 milhões de pessoas em 147 cidades brasileiras no dia 15 de março. Esse foi o maior protesto da história do país, abrindo espaço para outras manifestações em abril, agosto e dezembro. A rejeição ao lulo-petismo nunca foi tão alta, e os panelaços durante as aparições do PT na TV ecoaram em bairros de classe média e favelas.

A esperança é um sentimento que move os brasileiros. Queremos sair dessa crise que veio travestida de vermelho. Vamos pintá-la de verde e amarelo para um novo caminho de desenvolvimento social e econômico, com ética, justiça e dignidade. Feliz 2016!

 Eduardo Sol

Professor-Doutor em Geografia e Secretário-Geral do PSDB-RJ.

Compartilhe!

Ad