Filie-se
PSDB – RO
PSDB – RO

“Um castelo, um passo de dança…” por Antonio Anastasia

28 de dezembro de 2015
Email Share

antonio-anastasia-foto-gerdan-wesley-300x200Chega, pois, o tempo do balanço… O que 2015 representou para você? Acredito que para quase todos foi um ano de muitos desafios, algumas decepções, mas também de conquistas. “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”, escreveu certa vez o poeta.

Foi difícil, também para mim, 2015. Um ano de muitas mudanças, de algumas injustiças. Mas quero levar as boas lembranças… de um tempo, sobretudo, de muito trabalho. E isso me deixa feliz. São os resultados do trabalho que a gente constrói que ficam como esperança de que o futuro pode ser melhor.

Como senador, acredito ser importante apresentar, a todos os que me acompanham, uma rápida prestação de contas. Cheguei ao Congresso Nacional em um ano totalmente atípico, com embates políticos fortes e um ambiente de incertezas e turbulências. Já havia trabalhado anos antes em Brasília, mas essa foi minha primeira experiência como titular de mandato no Legislativo. Sob mim pesava a responsabilidade – jamais esqueço-me dela – de representar e honrar mais de 5 milhões de votos dos mineiros. Busquei compreender o funcionamento da Casa e, pouco a pouco, apresentar soluções para os problemas que nosso País enfrenta.

Foram, assim, dezenas de reuniões nas Comissões temáticas. Termino o ano agradecendo a confiança da liderança do PSDB e dos meus colegas por poder participar de algumas das mais importantes comissões do Senado, onde grande parte das discussões se desenvolvem, onde as soluções são pensadas e os projetos ganham corpo e vida. Faço parte hoje da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; da Especial de Desenvolvimento Nacional; da de revisão do Pacto Federativo, da de Educação, Cultura e Esporte; da de Relações Exteriores e Defesa Nacional; da de Transparência e Governança Pública, dentre algumas outras.

Tive a oportunidade de colaborar e discutir projetos dos mais variados em algumas dessas comissões e no Plenário do Senado. Apresentei, nesse primeiro ano de atuação parlamentar, 14 projetos de lei e 7 propostas de emendas à Constituição sobre temas diversos, mas especialmente que envolvem a melhoria da gestão e dos serviços públicos, da transparência e das relações entre o Poder Público e o cidadão. Houve ainda um projeto de resolução para modificação de parte do regimento interno, para dar maior celeridade nos trabalhos, e 21 requerimentos. Estiveram sob minha relatoria 76 matérias durante 2015.

Em resumo, chego ao final desse ano feliz com o trabalho que pude realizar. A política só faz sentido se pudermos colaborar para que a sociedade seja melhor e as pessoas mais felizes. Tentei em alguns momentos deixar de lado aquele ambiente político embaraçoso para apresentar respostas aos desafios impostos. Claro que há ainda muito o que fazer. Muito mais. Também reconheço, assim, as minhas limitações, e são elas maiores do que eu gostaria. Queria que os resultados fossem mais rápidos e mais efetivos.

Os desafios estão postos. E não há espaço para lamentos. A crise é grave. Eis que 2016 bate à nossa porta, com mais trabalho e mais esperanças.

Meu desejo nesse ano novo é que tenhamos, todos, saúde e força para a luta e paz de espírito para aproveitarmos ao lado dos nossos amigos e familiares os momentos de alegria que a vida nos reserva. Termino 2015 com as estrofes de Sabino. Que “façamos da interrupção um caminho novo / da queda um passo de dança, / do medo uma escada, / do sonho uma ponte, da procura um encontro!”

Feliz 2016!

Compartilhe!

Ad