Na próxima segunda-feira, dia 13, às 19 horas, começam as aulas para duas novas turmas do programa Minha Primeira Empresa, em Goiânia. Realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) e Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás), o programa inicia a capacitação de futuros jovens empreendedores na FGV-Esup, no Parque Amazônia, e no Colégio professor Genesco Ferreira Bretas, no Recanto do Bosque.
Desde o lançamento, em agosto de 2013, o Minha Primeira Empresa recebeu mais de 3,5 mil inscritos em diversas cidades goianas. A proposta é orientar os participantes para a criação do primeiro negócio, acompanhar e oferecer suporte no período considerado mais vulnerável de uma empresa, contribuir com o acesso ao crédito barato e favorecer o networking entre empreendedores.
De acordo com o secretário interino de Indústria e Comércio, Rafael Lousa, o programa incrementa o empreendedorismo formal, gerando impactos positivos para a sociedade, como a formalização de empresas, a geração de empregos diretos e indiretos, aumento da inovação, da oferta de produtos e serviços, da atividade econômica e da sustentabilidade das empresas no primeiro ano, além do aumento da renda per capita e melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, a partir do incentivo à cultura empreendedora.
Exemplo de sucesso
Dona do portal Arte Gourmet, a empreendedora Rayane Jacobson Macedo participou do programa Minha Primeira Empresa e já se beneficia do projeto. Ela criou o serviço Você é o Chef, que oferece kits com os ingredientes higienizados, cortados e na porção exata para seguir o passo a passo das receitas a serem escolhidas pelos consumidores. Por meio do serviço inovador e original, os moradores de Goiânia podem testar pratos formulados por chefs em suas próprias casas.
Segundo a empreendedora, foram sete meses de estudos e preparação até sentir que estava na hora de colocar em prática o fruto do seu trabalho. Ela contou com o auxílio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio para abertura e enquadramento do negócio. Na busca de qualificação empresarial, a tecnóloga em Eventos, com MBA em Marketing, também fez cursos a distância oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e participou da primeira turma do Minha Primeira Empresa.
Etapas do programa
Os inscritos passam por seis etapas durante o programa, sendo que a primeira é o Diagnóstico do Perfil Empreendedor. O objetivo é avaliar o participante e ajudá-lo a compreender a personalidade empreendedora, fornecendo informações para a tomada de decisões e condução de negócios. Após o diagnóstico, todo o trabalho de avaliação é conduzido por um profissional da área de Psicologia, que fica responsável ainda por repassar os resultados do diagnóstico para o e-mail cadastrado no programa.
Após essa etapa, o participante pode integrar as próximas etapas, que compreendem Curso de Iniciação ao Empreendedorismo, Curso de Gestão da Primeira Empresa e Plano de Negócios, Criação da Primeira Empresa, Crédito Primeira Empresa.
Do Portal do governo de Goiás