O governador José de Anchieta assinou na noite de ontem, na Sala de Reuniões do Palácio Senador Hélio Campos, o projeto do Plano de Cargos, Salários e Remuneração de nove categorias da Polícia Civil do Estado.
A assinatura deu-se na presença do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindipol), José Nilton Pereira, dos deputados estaduais Coronel Chagas (PRTB) e José Reinaldo (PSDB), da primeira-dama e secretária de Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD), Shéridan de Anchieta, e de cerca de 50 policiais civis.
O texto final do PCCR foi acertado em reunião entre o governo de Roraima e o Sindicato, realizada na noite de segunda-feira (6). Nilton disse que considera o plano um “grande avanço” para a categoria, vez que permitirá a consolidação das promoções tanto almejadas.
“Depois de uma série de negociações com o governador e demais assessores, foi fechado o texto final, que, se não foi tudo o que queríamos, foi o possível, respeitando-se a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse José Nilton Pereira.
“Estamos chegando ao fim de uma grande luta que durava anos”, disse o presidente do sindicato, expressando os agradecimentos, primeiro ao governador, que se mostrou “sensível” aos pleitos das categorias, à primeira-dama, a quem chamou de “madrinha” dos policiais civis, e aos demais assessores do governo e deputados estaduais.
O governador disse que esse é o primeiro passo para pacificar a Polícia Civil, a exemplo do que já aconteceu com a Polícia Militar. “A Polícia Militar, hoje, vive em harmonia como nunca ocorreu ao longo dos seus 38 anos de existência.”
Anchieta explicou que o PCCR será protocolado na primeira hora de expediente de hoje, na Assembleia Legislativa, e que tem a garantia dos parlamentares de que a peça será discutida e votada ainda hoje, com o mesmo regime de urgência com que foi votado o PCCR da Saúde, na segunda-feira.
A Assembleia Legislativa votará projetos de interesse do governo hoje, e amanhã, quinta-feira, a Lei de Orçamento Anual (LOA), para, em seguida, entrar em recesso.
“Estamos fechando um ciclo, ao aprovarmos hoje o PCCR da Polícia Civil, junto com o já aprovado da Saúde e, em seguida o dos militares estaduais”, disse o governador, destacando que a Mensagem que encaminhará a Lei de Remuneração dos Militares do Estado à Assembleia Legislativa será assinada às 8h de hoje, e protocolada na Casa em seguida.
Em nome de toda a equipe de governo, a secretária Shéridan de Anchieta parabenizou as categorias da Polícia Civil, afirmando que o PCCR é um direito que havia muito estavam merecendo. “A nossa alegria neste momento é grande, porque sabemos que 750 famílias roraimenses estão sendo beneficiadas por meio da valorização de cada um dos senhores.”
Francisco Espiridião/Secom