
Reportagem, publicada nesta sexta-feira (10), no jornal O Globo, com base na mediana das projeções pela agência Bloomberg, era de uma inflação de 0,82% no último mês do ano.
“O PSDB alertou sobre isso durante todo ao no de 2013”, afirmou o deputado federal Valdivino de Oliveira (PSDB-GO), titular das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Finanças e Tributação Câmara. “Por enquanto, o que há é uma inflação civilizada, mas ela está crescendo, e não se vê o governo, mesmo anunciando esforços, conseguindo estancá-la.”
E completou: “É preciso ficar em alerta em 2014, pois há um processo inflacionário em curso, que tende a se elevar.”
Impactos – Alimentos e bebidas tiveram o maior impacto em 2013, com alta de 8,48%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pesaram também nas despesas dos consumidores os preços de serviços, que subiram 8,75% no ano. Na relação de itens que ficaram mais caros estão alimentação fora do domicílio (10,07%), aluguel residencial (12,01%) e condomínio (8,57%).
Foi a quarta vez consecutiva em que a inflação fica acima do centro da meta anual perseguida pelo Banco Central (BC) que é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para baixo ou para cima.