Na noite desta terça-feira (11) aconteceu o reavivamento do programa “Eleitor do Futuro”, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), no auditório da instituição. A ação foi prestigiada por várias autoridades locais, entre as quais, o vice-governador Chico Rodrigues, representando o Governo do Estado.
O projeto existe desde 2003 e tem como objetivo despertar em crianças e adolescentes de 10 a 15 anos a importância do voto, além de promover o resgate à cidadania e a inclusão social e política dos jovens estudantes. Para isso, são desenvolvidas ações como palestras, atividades culturais, além de eleições simuladas, no qual os assistidos passam por todo o procedimento de um pleito convencional, desde convenções partidárias até diplomação dos eleitos.
Na ocasião, a Escola Estadual São Vicente de Paula foi escolhida para receber o programa, que vai contar com treinamentos da equipe pedagógica e intercâmbio de servidores e workshop com o tema: “Eleições parametrizadas: compreensão da realização passo a passo”. Além disso, prevista a mobilização dos alunos, convocação para participação das eleições e apresentação das normas do Programa.
Para o vice-governador Chico Rodrigues, este programa vai influenciar as novas gerações a como conduzir os próximos pleitos eleitorais de forma digna, sábia e ética, uma vez que esta consciência cidadã será passada de forma cuidadosa e motivadora.
“Estas crianças que são atendidas pelo programa estão com a idade em que o caráter está em plena formação e é importante que esta consciência da responsabilidade cívica e cidadã seja passada. Os jovens de hoje são os que vão transformar o país amanhã. Temos visto que muitos estão empenhados em lutar pelo que é melhor pelo país e portanto, é aí que entra a importância do voto ético e consciente”.
O presidente em exercício do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, agradeceu a parceria do Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros, Procuradoria Geral do Estado (Proge) e Secretaria de Educação (Seed) pela promoção do projeto no Estado desde seu lançamento.
“Esta é uma iniciativa que deu certo no Estado e que foi abraçada por outros tribunais, como foi o caso do TRE do Distrito Federal em 2004. O que vimos foram crianças e adolescentes com vontade de trabalhar pelo país e fazer o melhor para a sua comunidade. Contamos com essa mesma força para as próximas edições”.
Fábio Cavalcante – Secom/Governo do Estado-RR