PSDB – RR

Viva Melhor Idade reinicia atividades com mutirão de saúde

vivacomunidadeEspecialistas do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) realizam nos dias 13 e 14 de fevereiro, o treinamento sobre saúde da mulher e fluxos de encaminhamentos à unidade. O evento é voltado para os médicos e enfermeiros da atenção básica de Boa Vista e será no auditório de medicina da Universidade Federal de Roraima, em período integral.

Na próxima semana, 20 e 21 de fevereiro, a capacitação será destinada aos profissionais do interior do Estado. A atualização visa dar rapidez no atendimento prestado à mulher, além de aperfeiçoar manejo clínico nos casos de mastologia, patologia cervical, diabetes gestacional e outras especialidades ofertadas pela unidade de referência.

O treinamento tratará de cinco temas principais: pré-natal de alto riso, diabetes gestacional, mastologia, planejamento familiar e patologia cervical, que se refere ao tratamento de lesões de colo de útero.

A coordenadora do Serviço de Enfermagem do CRSM, Cleide Mota, explica que a capacitação vai contribuir coma a rede efetiva de atendimento e assistência ao paciente, conforme o Ministério da Saúde preconiza. “Se o profissional estiver treinado ele tratará esta paciente com mais resolutividade, seguindo os protocolos necessários e a conduzindo de forma precisa”, completa.

Segundo a coordenadora, o objetivo é que ao final desta ação o fluxo de encaminhamento fique bem acertado, para que seja oferecida uma assistência de qualidade às mulheres e identificar realmente quais pacientes devem ser direcionados ao CRSM.

“Principalmente quando a demanda maior no Centro de Referência é na mastologia, relacionada a mama. Por essa razão, as informações e o direcionamento devem ser claros e objetivos”, disse.

HISTÓRICO

O CRSM fez durante o ano passado 37.320 atendimentos em geral, sendo 2.728 de mastologia, patologia cervical 2.061 e vasectomia, 198. Esses serão alguns dos assuntos abordados no treinamento para médicos e enfermeiros da atenção básica.

O Centro de Referência atende por dia a cerca de 400 pessoas, entre consultas e agendamentos. Destas, pelo menos 200 são consultas e procedimentos femininos. Além disso, o CRM realiza exames de ultrassom mamária e de mamografia, que diagnosticam o câncer de mama e pequenos procedimentos para retirada de nódulos benignos da mama.

Hanna Gonçalves – Secom-RR

Ver mais