O PSDB Mulher de Pernambuco presta, nesta quinta-feira (23), uma homenagem à mulher negra premiando 11 pernambucanas com o troféu Dona Santa, rainha do mais tradicional maracatu do Estado, o Elefante.
A solenidade de entrega será às 16 horas na Câmara do Recife. Na ocasião, o PSDB Mulher PE prestará homenagem póstuma à cantora Selma do Coco, Patrimônio Vivo de Pernambuco, que faleceu em maio deste ano.
A cantora Lia de Itamaracá, uma das homenageadas, e as filhas de Selma darão uma canja da apresentação que farão no Festival de Inverno de Garanhuns. Haverá, ainda, recital e uma breve palestra sobre a sobre a mulher negra no Brasil e em Pernambuco.
As 11 homenageadas foram escolhidas por se destacarem em suas áreas de atuação. São elas: a cantora Lia de Itamaracá (Cultura), Lenira Maria de Carvalho (Sindicato das Domésticas), a deputada federal Luciana Santos (política), Laudjane Domingos (historiadora), Judite Botafogo (presidente do ITV-PE), Luciana Araújo (Revista Jurema), Graça Araújo (Comunicação), Isabel Gonçalves (Confederação Nacional dos Artesãos) e Denise Botelho (Pesquisadora em Sexualidade, Raça, Gênero e Educação), a parteira Maria dos Prazeres, e a coordenadora do GT de Racismo do Ministério Público do Estado, a procuradora Maria Bernadete Figueiroa.
A iniciativa de criar um troféu para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha – que é comemorado em 24 de julho – é da presidente do PSDB Mulher PE, a ex-deputada Terezinha Nunes. O artista plástico Ferreira é quem assina o troféu Dona Santa.
