As exportações brasileiras recuaram em 2014 e comprovaram que o Brasil tem, hoje, uma economia fechada que coloca o país entre os que menos exportam no mundo, em termos proporcionais. Dados divulgados em reportagem da Folha de S. Paulo desta terça-feira (28) mostraram que apenas cinco países – Burundi, República Centro-Africana, Sudão, Afeganistão e Kiribati – têm percentuais de exportação dentro do PIB inferiores ao brasileiro.
As exportações correspondem a somente 11,5% do PIB nacional. A média mundial é de 29,8%, segundo a Folha. O jornal acrescenta que o percentual brasileiro não está tão distante do registrado nos EUA (que é de 13%), mas há grande diferença entre as duas economias: o mercado interno norte-americano é mais forte que o brasileiro e os EUA correspondem a mais de 10% do fluxo internacional de mercados, contra apenas 1,2% do Brasil.
“Insistimos em ser uma economia fechada. Continuamos com a mesma história de substituir importações. O país não participa como deveria dos movimentos da cadeia global de valor. Ficamos à margem, porque estamos olhando para dentro”, falou ao jornal a advogada Renata Amaral, especialista em comércio exterior.
Clique AQUI para ler a reportagem da Folha.