PSDB – RR

Emprego na indústria registra queda e corte é o maior nos últimos 14 anos

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????A crise econômica já reflete diretamente no setor industrial.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (19), mostram que o emprego na indústria acumulou uma redução de 5,2% no primeiro semestre deste ano, frente ao mesmo período do ano passado.
As informações constam em matéria publicada na edição online do jornal Folha de S.Paulo, nesta  quarta-feira (19).
“Sem sinais de retomada da produção e com os estoques elevados, a indústria brasileira realizou de janeiro a junho deste ano seu mais intenso corte de empregados em um semestre nos últimos 14 anos”, diz o texto.Para o deputado federal Caio Nárcio (PSDB-MG), a questão é que a crise no Brasil é política: “Não há uma política estável que dê segurança às pessoas.”
Na opinião do parlamentar, trata-se de um governo que não tem previsibilidade.E resume: “Uma crise política que desemboca na área econômica é algo gravíssimo. Quando a indústria desacelera, ela tem uma dificuldade enorme de reagir depois.”De acordo com a reportagem da Folha, “trata-se da queda mais rápida da série histórica da Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário do IBGE, iniciada em 2001. O dado supera o primeiro semestre de 2009 (-5,1%), até então o pior resultado.

Todos os 18 ramos da indústria tiveram queda no acumulado do ano. O que mais pesou foi o ramo de meios de transporte (-9,9%), que inclui as montadoras de veículos, aviões e navios.”

Ver mais