Pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) sobre saneamento básico no Brasil mostra Roraima como o Estado da Região Norte que mais avançou na cobertura de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. O ex-governador José de Anchieta deu início a esse projeto ousado transformando Boa Vista na maior rede de esgotos do Brasil. Hoje, quase 100% dos domicílios da capital recebem água potável.
“O saneamento é um investimento caro e só com coragem para fazê-lo. Essa obra, certamente, gera um impacto muito positivo na vida das pessoas, além de ser um benefício que vai alcançar futuras gerações. Como gestor, sinto-me realizado por ver esse resultado e a certeza de que nosso trabalho está presente na casa de cada família roraimense”, disse Anchieta.
O ex-governador tucano destacou que um dos ganhos diretos da população com as obras de saneamento está em melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Casos de doenças, causadas por meio de veiculação hídrica, diminuíram consideravelmente nos últimos anos”, explicou.
Em 2015, conforme dados da Abes, Roraima chegou a 86,2% de cobertura domiciliar de abastecimento de água, com cobertura de esgotamento sanitário em 40,8% mais 82,8% de cobertura de coleta de lixo.
“Roraima é o Estado da Região Norte que mais avançou”, reconheceu o presidente da Abes Roberval Tavares, durante evento nesta segunda (17), na sede da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (CAERR). “Se mantiver esse ritmo, alcançará um resultado notório nos próximos anos. Está no caminho correto”, acrescentou.
Segundo a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (CAERR), 97% das áreas urbanas dos municípios de Roraima são atendidas com água potável. Boa Vista é a cidade com a maior cobertura: 99,88% da população urbana é abastecida com água potável. Em Rorainópolis, na região sul de Roraima, a cobertura de abastecimento de água é de 96%.