PSDB – RS

edu_2884-2-minO prefeito eleito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., anunciou na tarde desta segunda-feira (12), na sede do PSDB, os nomes dos dois primeiros secretários municipais. O médico Erno Harzheim será o secretário da Saúde, e o economista Leonardo Busatto assumirá a Secretaria da Fazenda.

“Decidimos divulgar, em primeiro lugar, esses dois secretários porque são de áreas estratégicas e essenciais. A Fazenda será central para resolvermos as finanças da Prefeitura e melhorar os serviços para as pessoas. E o atendimento de saúde é o que mais aflige a nossa população”, explicou Marchezan.

Erno Harzheim é graduado em Medicina pela UFRGS, médico de família, com doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidad de Alicante, da Espanha. Possui pós-doutorado em Epidemiologia pela UFRGS – ramo da medicina que estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças.

É criador do TelessaúdeRS, que tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento da Atenção Primária à Saúde do SUS. Com 43 anos, também atua como professor e pesquisador no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina e no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS.

“Vamos desenvolver as ações que entreguem mais resultados para os porto-alegrenses, com foco em gestão, informação e inovação. Trabalharemos baseados em princípios como acesso, cuidado centrado na pessoa, ampliação do atendimento primário e coordenação do sistema de saúde”, disse o próximo secretario da Saúde.

Leonardo Busatto atua há dois anos como subsecretário de Tesouro do Governo do Estado. É formado em Economia e pós-graduado em Administração Pública Eficaz pela UFRGS. Também possui pós-graduação em Teoria e Operação da Economia Nacional Moderna, na George Washington University, dos Estados Unidos. Atuou ainda na Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul. Tem 33 anos e é filho de Cézar Busatto, atual secretário municipal de Governança Local.

Leonardo ressaltou que a situação financeira de Porto Alegre é “complicada” e que o grande desafio será adequá-la à capacidade orçamentária. “Minha trajetória profissional foi toda dedicada à eficiência, à qualidade do gasto e à produtividade. Na Prefeitura de Porto Alegre, vamos precisar fazer mais com o que já temos, com muita transparência. É importante que a população trabalhe junto conosco”, afirmou Leonardo Busatto.

Na última sexta-feira (9), o prefeito eleito anunciou a redução de 37 órgãos com status de secretaria para 15. Também destacou o novo modelo de seleção de pessoas para ocupar cargos comissionados, que devem ter ficha limpa, alinhamento com plano de governo, capacidade de gestão e garantia do cumprimento de metas.

Confira o currículo dos dois secretários:

 

Erno Harzheim

 

Médico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidad de Alicante, da Espanha, e pós-doutorado em Epidemiologia pela UFRGS. Trabalha como médico de família no SUS desde 2001. Além de trabalhar como professor e pesquisador no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina e no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS. Desde 2007, é fundador e coordenador do TelessaúdeRS-UFRGS, Núcleo de Telessaúde vinculado ao PPG-Epidemiologia e tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o TelessaúdeRS-UFRGS conta com mais de 150 colaboradores e atende médicos e enfermeiros de APS de todo o país. Erno Harzheim tem larga experiência em Medicina de Família e Comunidade, Epidemiologia, Atenção Primária, Avaliação de Serviços de Saúde, Telemedicina e Telessaúde, Doenças Cardiovasculares e HIV/Aids.

 

Leonardo Maranhão Busatto

 

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduado em Administração Pública Eficaz pela UFRGS. Também possui pós-graduação em Teoria e Operação da Economia Nacional Moderna pela George Washington University, nos Estados Unidos. Foi analista de Planejamento e Orçamento na Secretaria de Planejamento do Estado. Na Secretaria da Fazenda, foi auditor fiscal da Receita Estadual, chefe da Seção da Qualidade do Gasto do Tesouro e chefe da Divisão de Programação Orçamentária do Tesouro e subsecretário do Tesouro.

Ver mais