Porto Alegre (RS) – Mais de dez mil pessoas estiveram neste sábado (2) no ginásio Gigantinho, na capital gaúcha, para participar do Encontro da Esperança. O evento reuniu o candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, a candidata ao governo do Rio Grande do Sul pelo PP, a senadora Ana Amélia, e diversas lideranças de todo o Estado.
Bandeiras, faixas e estandartes tornaram a festa ainda mais colorida, enquanto a multidão entoava frases como “Ana e Aécio são a esperança para o Rio Grande do Sul”, opinião que é partilhada pela enfermeira Maria do Socorro Guimarães, de 47 anos.
“Acho muito importante a presença dele aqui para fortalecer a campanha do PSDB no Rio Grande do Sul e para ajudar a Ana Amélia, que é uma excelente parceira que temos aqui no Estado. Integrar as campanhas significa mais esperança para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”, disse a enfermeira.
Já o analista de redes Leonildo Ademar de Moura, de 56 anos, destacou que o desafio de ambas as campanhas será lidar com os problemas na economia.
“A gestão financeira é fundamental porque hoje a situação das finanças no Estado do Rio Grande do Sul está muito comprometida. Praticamente toda a nossa arrecadação vai para a dívida do Estado e para manter a máquina pública. Isso é complicado. Outra questão é que os juros que o Estado paga à União são muito altos. Essa é uma questão que terá que ser negociada no próximo governo”, afirmou.
Caminhada
Após entrevista no hotel Intercity, Aécio Neves e Ana Amélia foram até o ginásio Gigantinho no ato público que foi chamado de “Caminhada da Esperança”. Acompanhados por centenas de pessoas e por um trio elétrico, os candidatos cruzaram a Avenida Beira Rio acenando para a população e ouvindo buzinas de apoiadores.
Também participaram do evento diversas lideranças locais, como o presidente do PSDB-RS, Adilson Troca, o presidente do PP-RS, Celso Bernardi, o presidente estadual do Solidariedade, Cláudio Janta, o presidente do PRB-RS, Carlos Gomes, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB), a candidata ao Senado Simone Leite (PP) e o vice na chapa de Ana Amélia, Cassiá Carpes (Solidariedade).