O Projeto de Lei 103/2019, de autoria do deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), que institui a Política de Albergues Prisionais para Mulheres no Rio Grande do Sul, avançou em mais uma comissão de mérito da Assembleia Legislativa. Agora a matéria obteve na última semana aprovação do parecer que tramitava na Comissão de Direitos Humanos do Parlamento gaúcho. A proposta deve seguir para apreciação em plenário em breve.
O deputado explicou que os albergues terão como objetivo principal a reintegração social das detentas. “Os espaços deverão estar aparelhados para oferecer alimentação, assistência social, serviços médicos, orientação jurídica e capacitação profissional”, destacou.
Pedro Pereira reforçou que cada albergue deverá, ainda, ser equipado com berçário, creche e espaço para filhos das detentas com idade de zero a 18 meses. O parlamentar disse que o projeto orienta o governo no encaminhamento da administração dos albergues. “O poder público poderá contar com a participação de entidades aptas e dispostas a assumirem sua manutenção e gestão”, concluiu.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)
Foto: Paulo Garcia | Agência AL