Brasília – O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apresentou nesta terça-feira (9) requerimento para a aprovação de voto de repúdio à atitude antissemita da reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul. O documento foi lido na reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) e aguarda para ser incluído na ordem de votações do colegiado.
No último dia 15 de Maio, o Pró-Reitor de Pós Graduação e Pesquisa da instituição, Prof. Dr. José Fernando Schlosser, fez circular um memorando em que solicitava ao corpo docente o envio “urgente” de informações sobre a presença de professores e alunos de origem israelense.
O objetivo da UFSM era atender solicitação de representantes da Seção Sindical Docente da UFSM, da Associação de Servidores da UFSM, do Diretório Central dos Estudantes da universidade e do Comitê Santamarinense de solidariedade ao povo palestino.
“Tal atitude é absolutamente inescusável e não tem sequer o mais frágil lampejo de legalidade. Pelo contrário: malfere frontalmente a nossa Carta Constitucional, que zela pelo tratamento isonômico entre todos os cidadãos brasileiros e veda claramente práticas discriminatórias por raça, cor, credo, sexo e mesmo procedência nacional”, afirmou o tucano no requerimento.
*Da assessoria do senador