PSDB – RS

Aplicativo #EuFaçoPOA auxilia no recebimento de doações em Porto Alegre

O canal de comunicação da Prefeitura de Porto Alegre e a população, o aplicativo #EuFaçoPOA, vai possibilitar, a partir desta quarta-feira, 7, o recebimento de doações para diferentes áreas e serviços municipais. A ideia é somar forças, estimular a cooperação e a solidariedade em Porto Alegre. O app desenvolvido pela Procempa disponibiliza, inicialmente, a lista das necessidades de áreas como defesa civil, saúde, educação e novo laboratório de inovação da cidade, o poa.hub. O esforço é unir a cidade em só espírito: #POASolidária.

A ferramenta facilita, ainda, as doações para as famílias atingidas por qualquer evento climático – como fortes chuvas – na Capital. O aplicativo identifica os locais de arrecadação e sugere uma lista de necessidades imediatas. A central de arrecadação será na Usina do Gasômetro, onde já se encontra a estrutura para a Campanha do Agasalho. Integram a lista de necessidades: alimentos não perecíveis, água potável, leite em pó, fraldas geriátricas e para crianças, além de roupas, colchões, cobertores, material de primeiros socorros, como gase e esparadrapo, e material de limpeza, como vassouras, baldes, panos, desinfetante, escovas e sabão.

Também através do aplicativo, doadores podem agendar com a Defesa Civil a busca de grandes volumes de doações. E é possível acionar uma navegação por GPS em um mapa para localizar os pontos de recolhimento na cidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Paulo Ricardo Chies, a colaboração de todos em momentos de cheias e alagamentos na cidade é de extrema importância. O diretor técnico da Procempa, Michel Costa, destaca que a tecnologia pode e deve auxiliar em momentos como esse, pois as doações irão beneficiar famílias carentes que residem em diversas regiões da cidade.

As contribuições serão entregues diretamente para cada serviço escolhido pelo doador e irão beneficiar quem mais precisa. Na área da educação, as doações podem ser de material escolar e didático, computador, projetor multimídia, impressora, material de construção e produtos de limpeza. Para o poa.hub, a necessidade é de móveis, eletrodomésticos, placas de sinalização, luminária de piso, papel A4, fita adesiva, blocos de montar, entre outros.

Outras funcionalidades – Disponível no sistema Android, o aplicativo foi lançado em março, durante a Semana de Porto Alegre. A ferramenta permite, além da nova funcionalidade, localizar pontos de coleta para o recebimento de doações da Campanha do Agasalho 2017. Também é possível consultar o mapa com outros serviços da cidade, como unidades de saúde, de pronto atendimento, hospitais e farmácias distritais, e também sobre as consultas especializadas do SUS. Informações sobre mobilidade urbana e a rede municipal de ensino também é possível encontrar no app.

Para os usuários do transporte coletivo, de táxis e para os ciclistas, é possível localizar, dentro do mapa de serviços do aplicativo, informações sobre os itinerários dos ônibus, pontos de táxi, as estações do sistema de aluguel de bicicletas BikePoa, as rotas das ciclovias e vagas de estacionamento para idosos e deficientes. O mapa também passou a oferecer informações sobre as escolas, com a localização por georreferenciamento, endereços e horários de funcionamento.

Dentro deste processo, o app continuará mensalmente evoluindo e recebendo novas funcionalidades, possibilitando um canal direto dos cidadãos com os principais serviços municipais.

Baixe aqui o aplicativo #EuFaçoPOA.

/chuvas /tecnologia

Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Ver mais