PSDB – RS

Após queda na exportação para o Mercosul durante governo Dilma, Brasil eleva vendas para o bloco em 20%

O Brasil tem recuperado seu prestígio com o Mercosul, e de janeiro a abril, elevou as vendas para o bloco em 20,5%, em comparação com igual período do ano passado. Os dados, divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, são um alento ao país, que amargou uma dura queda na exportação para esses parceiros comerciais em 2015. O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) afirma que os números confirmam a qualidade e o potencial dos produtos brasileiros, além comprovar a boa condução da política externa brasileira, sobretudo em período de crise.

“O Brasil é competitivo, mostra os nossos potenciais, a nossa vocação em alguns segmentos. É um estímulo para que a gente melhore e consiga ter mais qualidade nesses produtos ofertados.O Brasil mostra que começa a entrar no espírito, e o relacionamento com os outros atores globais é algo fundamental e que precisa ser intensificado, sobretudo em momento de dificuldade, na crise”, apontou.

A recuperação é bem recebida pelo mercado e pela indústria. No entanto, os setores apontam que esses números poderiam ser mais vigorosos nos próximos anos se o Brasil adotasse medidas que auxiliassem na resolução de questões burocráticas. Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) propõe que o Brasil ajude a tirar da gaveta novos acordos comerciais entre o Mercosul e outros países por meio da flexibilização do processo negociador. Também são citados no estudo a urgente resolução de entraves antigos sobre tarifas, principalmente de importação, e o reconhecimento mútuo de normas que ditam se um produto pode ou não ser comercializado entre os países. Pedro Cunha Lima acredita que, dessa forma, o Brasil pode ampliar seu espaço do comércio internacional, e espera que o governo siga fazendo sua parte.

“A gente não pode descartar esse espaço que alavanca a nossa economia. Deve ser uma prioridade na política do governo, para que a gente não perca espaço para outros países, que terminam preenchendo algo que poderia ser nosso”, destacou.

O crescimento das vendas do Brasil para membros do Mercosul é acompanhado por um aumento das exportações brasileiras nos quatro primeiros meses do ano, e ajuda a consolidar a expectativa de saldo positivo na balança comercial do país para 2017.

Ver mais