Audiência Pública em Porto Mauá debate pontes internacionais e free shops
Durante o encontro foi criada uma comissão composta por deputados estaduais gaúchos e deputados argentinos, que pressionarão os governos federais para que seja divulgado o EVTEA e a localização de onde será construída a primeira ponte.
Na tarde de sexta-feira (28), aconteceu no Clube Recreativo Visconde de Mauá, em Porto Mauá, audiência pública da Comissão do Mercosul, proposta pela deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), com o intuito de debater a construção de Pontes Internacionais Brasil/Argentina, Free Shops, Aduanas e comércio em geral.
Coordenada pela deputada Zilá, a reunião contou com a presença do vice-presidente da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Frederico Antunes (PP), que também é presidente Frente Parlamentar em Defesa da Implantação de Free Shop em Cidades Gêmeas de Fronteira; do deputado Aloísio Classman (PTB); deputados provinciais da Argentina, Hugo Rojas e Mario Lindemann; Airton Bertol, presidente da Fundação Pró-construção da Ponte Internacional Porto Mauá – Alba Posse; prefeitos gaúchos: da Associação de Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR) e da Associação de Municípios da Região Celeiro (AMUCELEIRO); Corede Fronteira Noroeste; vereadores gaúchos e prefeitos argentinos.
“Há cerca de seis anos foi assinada a licitação para realizar o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) para definir qual o local mais adequado para a edificação da ponte internacional que ligará o Brasil a Argentina. Até o momento o mesmo não foi apresentado e a comunidade aguarda por respostas, uma vez que a mesma além de facilitar o escoamento da produção barateando a logística, também deverá atrair mais empresas para a região, gerando emprego e renda”, explica Zilá.
Para a parlamentar cabe ao Governo Federal anunciar a decisão. “Governar requer coragem. Governar é também estabelecer prioridades. Precisamos que este estudo seja divulgado para sabermos onde será a obra, será somente uma ponte ou serão mais? Há previsão de início das obras? Assim, os demais locais poderão buscar outras alternativas para tentar agilizar a obra”, argumenta a deputada gaúcha.
Segundo o presidente da Fundação Pró-construção da Ponte Internacional Porto Mauá – Alba Posse, a obra demanda investimentos em torno de R$ 27 milhões do governo brasileiro.
Após todas as lideranças se manifestarem sobre a importância da ponte para o desenvolvimento da região e do RS, além do estreitamento de laços com a Argentina, foi criada uma comissão que será coordenada pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), formada por deputados gaúchos que fazem parte da Comissão do Mercosul da ALRS, deputados argentinos, e prefeitos que integram as associações de municípios presentes na audiência.
O grupo deverá se reunir em breve para traçar estratégias e pressionar os governos a anunciarem a decisão de onde será construída a ponte, conforme o EVTEA deverá apontar.
Bethania Haas Loblein
Assessoria de Comunicação Social
Gabinete da deputada Zilá Breitenbach (PSDB)