PSDB – RS

Audiência pública proposta por Zilá aponta a necessidade de fortalecer a pesquisa agropecuária no RS

agripecuáriaEntre tubos de ensaios, sob as lentes dos microscópios, ou no campo entre cultivares, os pesquisadores que trabalham com pesquisa agropecuária, silenciosos e discretos, acabam não publicizando a importância que estes resultados representam para o país, e ainda mais para o Rio Grande do Sul.

Ciente do papel das entidades que atuam nesta área, a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), junto com o deputado Gabriel Souza (PMDB), propôs uma audiência pública para debater pesquisa agropecuária e defesa de tecnologia. O evento realizado na manhã desta quinta-feira (30) lotou o Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, logo após reunião da Comissão de Agricultura da casa.

 

INVESTIMENTOS NA ÁREA E AMPLIAÇÃO NO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS É PRIORIDADE

A importância da pesquisa agropecuária no Estado, assim como a necessidade de mais investimentos na área, e a ampliação do quadro de funcionários destas entidades, pautou os pronunciamentos da audiência. Florindo Dalberto, presidente do CONSEPA, apresentou um panorama da atual situação das entidades públicas estaduais que trabalham com pesquisa agropecuária no Brasil, citando os desafios que as mesmas encontram.

“O ponto forte das OEPAS (Organizações Estaduais de Pesquisas Agropecuárias) é a capilaridade das mesmas, atingindo um território muito amplo. Entre os problemas que enfrentamos destaco a redução dos recursos financeiros com o passar dos anos e o surgimento de novos campos de conhecimento, o que gera a necessidade de encontrarmos caminhos estratégicos. Sugiro aqui que entre os encaminhamentos propostos na audiência seja inserido o projeto de aliança para o Sistema de Inovação da Agropecuária Brasileira”, argumenta Dalberto.

O secretário adjunto da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural, Iberê Orsi, também enfatizou que para aumentar a produtividade é necessário investir em pesquisa. “Sabemos da dificuldade que o estado enfrenta, porém temos consciência de que para dar certo é necessário investir naquilo que apresenta resultados, e no RS sabemos que é a agropecuária”, diz Orsi.

A deputada Zilá reforçou a necessidade de uma integração entre as entidades que trabalham com pesquisa agropecuária. “Competitividade passa por cooperação. Acredito que deva ser organizado um banco de dados com informações sobre todas as pesquisas em andamentos em todas as instituições, e que estas possam trabalhar em rede, de forma que cada uma contribua com o conhecimento já existente sobre o tema pesquisado. Ou seja, que esta sinergia, e todos os esforços sejam concentrados e possam ser convertidos em benefícios para o produtor que está lá na ponta”, afirma.

 

ENCAMINHAMENTOS

Como resultado da audiência ficou acordado que através da Comissão de Agricultura será encaminhado às secretárias estaduais de Agricultura e Pecuária; Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, um ofício com as demandas da FEPAGRO, entre os quais destaque para a realização de concurso público para a ampliação de quadro de pessoal. Também que através da Frente Parlamentar em Defesa da Pesquisa Agropecuária que será lançada nos próximos dias, os deputados trabalharão pela integração entre as instituições do estado que trabalham com a pesquisa agropecuária do estado; a realização de eventos regionalizados como forma de divulgar e promover a pesquisa como fator de desenvolvimento; buscar condições financeiras e o orçamento do Estado para a área; buscar apoio com organismos internacionais, como a ONU e FAO, para desenvolvimento de pesquisas; e abrir editais específicos para a FEPAGRO.

 

AUDIÊNCIA COM VASTA REPRESENTATIVIDADE

Participaram da audiência representantes das secretarias estaduais de: Agricultura e Pecuária, e Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Ministério do Desenvolvimento Agrário; CONSEPA (Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária); ASSEP (Associação de Funcionários da FEPAGRO); FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária); EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa); UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul); EMATER; IGL (Instituto Gaúcho do Leite); SIMVETRS (Sindicato dos Médicos Veterinários do RS); SENGE-RS (Sindicato dos Engenheiros do RS); Sistema OCERGS-SESCOOP/RS; FAMURS (Federação das Associações de Municípios do RS).

Da Assessoria do PSDB na Assembleia Legislativa RS

 

Ver mais