A pandemia trouxe desafios a serem enfrentados por todos nós com determinação. Na área da educação, a prioridade incondicional à proteção da vida de alunos, professores e funcionários fez com que a Secretaria Estadual da Educação acelerasse processos de implantação de recursos tecnológicos que assegurarão a continuidade das aulas na rede estadual de ensino.
Parte das novidades que passarão a integrar nossa rotina na educação já estava em andamento. Os programas Jovem RS Conectado no Futuro e o Conecta RS, por exemplo, são ações que trazem novas ferramentas de ensino à rede. Outro aspecto importante foi a utilização de recursos tecnológicos por centenas de escolas gaúchas durante as aulas programadas, realizadas entre 19 de março e 30 de abril.
Ainda há passos importantes a serem dados. A partir de hoje, passaremos a oferecer a modalidade de aulas remotas, incorporadas de maneira definitiva ao ensino do RS. Essa implantação incluirá a capacitação dos professores, principais agentes da educação e responsáveis por fazê-la acontecer. Da mesma maneira, os estudantes, a razão de ser de todas as ações realizadas pela rede, também receberão todas as orientações, a fim de que possam acessar esses ambientes virtuais.
Somado a isso, as 30 coordenadorias regionais de Educação, espalhadas por todo o Rio Grande, atuam em um mapeamento que identificará cada estudante e professor que precisa de suporte, tanto para desenvolver como para assistir às aulas. A partir daí, os celulares desses estudantes e professores serão cadastrados para disponibilizarmos a ampliação da capacidade de dados.
Para aqueles que não possuem aparelhos ou que moram em localidades afastadas e sem sinal de internet, as escolas abrirão mediante agendamento, em horário de plantão e seguindo de maneira rigorosa os protocolos de saúde. Já nos casos de alunos que não tenham nenhuma possibilidade de acesso digital, as coordenadorias e as escolas farão a entrega de conteúdo diretamente em suas casas.
O processo de implantação das aulas remotas é acompanhado de perto por toda a equipe técnica da Seduc e pelo governo do Estado. Será uma transformação que proporcionará novas possibilidades de se fazer educação durante um período tão desafiador.
FAISAL KARAM, Secretário de Estado da Educação