PSDB – RS

Aumenta número de mortos em greve geral da Venezuela

Brasília (DF) – Mostrando mais uma vez sua face ditatorial, o governo do presidente Nicolás Maduro tem promovido uma repressão violenta aos protestos de oposição na Venezuela. Durante o primeiro dia da greve geral de 48 horas, três pessoas já morreram. Entre as vítimas, está um adolescente de 16 anos que morreu na capital Caracas nesta quarta-feira (26). As forças de segurança reprimem em alguns pontos do país manifestantes que tentam bloquear as vias.

De acordo com o portal G1 desta quinta (27), a morte do adolescente seguiu a de um homem de 30 anos, que também ocorreu em circunstâncias não divulgadas, no estado de Mérida. A identidade da terceira vítima não foi divulgada de imediato pelas autoridades.

O candidato da oposição nas duas últimas eleições presidenciais e governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, afirmou no Twitter que três pessoas tinham sido mortas ontem.

“Outro jovem assassinado. Hoje são três venezuelanos mortos como consequência de doentia ambição pelo poder de Maduro, quem com mortes quer fraude”, escreveu Capriles, lembrando a eleição dos membros de uma Assembleia Constituinte prevista para o próximo domingo (30).

Com as três mortes, em manifestações separadas no marco da greve geral de 48 horas convocadas contra o governo Maduro, sobe para 103 o número de mortos na onda de protestos que sacode a Venezuela há quase quatro meses.

Pressão internacional

Aliado histórico dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Maduro enfrenta, além dos violentos protestos, uma crescente pressão internacional. Os Estados Unidos anunciaram sanções contra 13 de seus funcionários sob a advertência de que quem se somar à Constituinte também será exposto a potenciais sanções.

Faltando quatro dias para a votação que decidirá os membros da Assembleia Constituinte, a convulsão nas ruas era maior: militares e policiais atiravam contra os manifestantes com balas de borracha e lançavam gás lacrimogêneo.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Ver mais