PSDB – RS

Bancada tucana prepara argumentos em defesa do ajuste fiscal proposto por Sartori

defesaA assessoria técnica da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa preparou uma análise dos projetos de ajuste fiscal apresentados na semana passada pelo governador José Ivo Sartori. O material servirá para orientar o posicionamento dos deputados tucanos no debate público sobre os caminhados adotados pelo Executivo Estadual para resolver a crise financeira do Estado.

A análise do PSDB aponta que a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, sugerida a Sartori pelo tucanos, impõe freios as despesas com custeio da estrutura administrativa, pois estabelece limite de gastos compatível com as receitas disponíveis. A lei proposta pelo governo gaúcho também define mecanismos de controle, de modo que o equilíbrio nas finanças não seja comprometido de uma gestão para outra. No documento, os técnicos do PSDB ressaltam que se a legislação já estivesse em vigor nos últimos anos o Estado não enfrentaria agora tantas dificuldades.

A Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual foi sugerida pelo líder da bancada do tacana, deputado Jorge Pozzobom, em carta encaminhada ao governador em março. No texto, Pozzobom procurou destacar que a lei poderia seguir os moldes da legislação implementada no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em nível nacional.

Lei nacional
A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) foi sancionada em maio do ano 2000 pelo o presidente Fernando Henrique. A legislação passou a exigir algo inédito no país até então: o respeito a limites de gastos e endividamento da União, Estados e Municípios.

Da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa RS

Ver mais