BACIA DO RIO DA VÁRZEA
Biodigestores: sinônimo de preservação do meio ambiente e renda extra ao produtor
Audiência pública virtual promovida pela Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores da ALRS, debaterá o tema e contará com a participação dos secretários estaduais de Agricultura do RS e Paraná.
No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, promove na tarde de segunda-feira, 14 de junho, às 14h, a audiência pública virtual para debater “o uso dos biodigestores, como fonte de preservação do meio ambiente e renda extra ao produtor, na região da Bacia Hidrográfica do Rio Várzea”.
Segundo a deputada Zilá Breitenbach, em muitas propriedades rurais são fartos os resíduos animais ou vegetais que muitas vezes são desperdiçados, podendo estes ser transformados em fonte de renda para os agricultores preservando o meio ambiente. “O biodigestor é uma tecnologia sustentável, com ele é possível dar um destino adequado aos dejetos e ainda produzir energia limpa e adubo orgânico”, explica a presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS.
Zilá que também é presidente da Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores, ainda lembra que depois de muito trabalho, marcado pela união de esforços entre produtores rurais, autoridades e entidades do setor, o Rio Grande do Sul foi reconhecido oficialmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação. “Esta conquista possibilita a abertura de novos mercados, também representa que vamos crescer ainda mais na produção de proteína animal, e para que isto aconteça precisamos pensar em alternativas para a destinação dos dejetos que serão gerados”, enfatiza.
A programação do evento contará com a secretária estadual de Agricultura do RS, Silvana Covatti, do secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Luiz Henrique Viana, a presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea, o presidente da ACSURS – Associação de Criadores de Suínos do RS, Valdecir Folador, entre outras lideranças regionais e estaduais.
A audiência pública acontece de forma virtual, e em conjunto com as Comissões de Saúde e Meio Ambiente e Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da ALRS, e é aberta ao público.
Para participar, basta clicar aqui.