O que existia apenas no mundo virtual das redes sociais, neste sábado (16), tornou-se realidade em Pelotas. O Bloco Folia Pelotense, criado há cerca de dois anos na internet para divulgar entidades carnavalescas da cidade, chegou pela primeira vez às ruas e movimentou o entorno da praça Coronel Pedro Osório, em uma tarde de sol e calor, comandada pela alegria da população.
Foliões fizeram a festa neste sábado, no entorno da praça Coronel Pedro Osório. Fotos: Gustavo Vara
A estreia foi acompanhada por mais de mil foliões, que seguiram o carro de som e os 30 intérpretes do bloco, responsáveis por entoar as marchas conhecidas dos amantes do Carnaval. A animação começou por volta das 13h, quando boa parte do público já se concentrava na praça, em frente à Travessa Ismael Soares. Abadás, glitter e fantasias compuseram o cenário colorido que tomou conta do Centro.
Minutos antes de dar o pontapé inicial na folia, o presidente do bloco, Leonardo Coutinho, não escondia a felicidade em mobilizar tantas pessoas com o mesmo propósito: carnavalizar.
Bloco Folia Pelotense fez a estreia nas ruas pelotenses. Fotos: Gustavo Vara
“É uma emoção muito grande estar aqui. O Carnaval de Pelotas vem vivendo uma revitalização, voltando a ser o que era antigamente. O povo daqui nunca desaprendeu a fazer carnaval, muito menos deixou de gostar. É essa paixão que o Folia Pelotense representa”, ressaltou o fundador do grupo.
Estreia na folia
‘Poeira’, ‘Levada Louca’, ‘Não Quero Dinheiro’ e ‘Zé do Caroço’ foram algumas das músicas que envolveram a população e ditaram o clima de alegria neste sábado. Além do bloco, a pequena Rafaela, de 7 anos, e seus pais Maique Mendes e Fabiane Dutra também foram estreantes na folia pelotense. A menina, caracterizada no clima carnavalesco, revela o que mais estava gostando de fazer na festa: “dançar, sem dúvidas”.
A pequena Rafaela, 7 anos, e seus pais aproveitaram a tarde de sol para carnavalizar. Foto: Gustavo Vara
Corte
Eleitas em novembro do ano passado, as soberanas do Carnaval 2019, Bárbara Couto (rainha), Gisele Guimarães (1ª princesa) e Angel Vaz (2ª princesa) também prestigiaram a festa, acompanhadas pelo Rei Momo, Márcio Rosa. Desde os 6 anos envolvida no universo carnavalesco, a rainha Bárbara conta que é enorme a satisfação de representar a festa popular em Pelotas. A princesa Gisele também é rainha intermunicipal, eleita em Cruz Alta, no último sábado.
O evento contou com a presença da Guarda Municipal, da Brigada Militar e dos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito, que levaram segurança à população e orientaram o trânsito no entorno da praça. Entre as personalidades e entidades do Carnaval que agitaram a tarde, a rainha da escola Imperadores do Samba, de Porto Alegre, Íris Dutra Neto.
Corte do Carnaval 2019 também prestigiou a festa. Fotos: Gustavo Vara
Carnaval descentralizado
O Carnaval 2019 começou em Pelotas no último final de semana, com o desfile do bloco Expresso 620, da Rádio Pelotense. O destaque neste ano fica para a descentralização, com atividades em vários pontos do município em fevereiro. Neste domingo (17), a folia será na orla da Praia do Laranjal, com a apresentação do Bloco Bruxa da Várzea.
A concentração será próxima ao Chafariz, e a bateria composta por 60 pessoas. O Carnaval Fora de Época de Pelotas ocorre nos dias 8, 9 e 10 de março no Porto, e a Bah Entretenimento realiza o credenciamento da imprensa para a cobertura até o dia 1º de março.
Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura de Pelotas