PSDB – RS

Blocos de rua movimentam o Centro e o Laranjal

A duas semanas do Carnaval oficial de Pelotas, o “aquece” não para. O sábado (23) foi das bandas. Teve ‘Confraria do Samba’ no Centro e ‘Praieiro no Laranjal’.

Fotos: Vicente Bjerk de Britto

O bloco Confraria do Samba se concentrou cedinho em frente ao Bar do Rogério, na rua Cassiano. Começou de mansinho, às 11h, com música ao vivo. Mas em seguida chegou o caminhão de som pra esquentar o público, de quase 2 mil pessoas, que depois saiu da Cassiano, passou para a Andrade Neves, Sete Setembro e 15 de Novembro, em direção ao Bar, novamente.

O calçadão da Andrade Neves foi o ponto alto do desfile, onde o caminhão contornou a rua para esperar os foliões no outro lado e o grupo seguiu sob o comando da bateria, composta por 60 pessoas, inclusive com instrumentos de sopro, que davam um toque especial ao momento.

De acordo com o diretor de Manifestações Populares da Secretaria da Cultura (Secult), Paulo Pedrozo, o bloco é formado, basicamente, por famílias. A festa seguiu até o fim da tarde, sem qualquer ocorrência.

Às 17h, quem gosta de Carnaval se deslocou para a Praia do Laranjal, onde o bloco carnavalesco Praieiro do Laranjal foi o responsável pela festa. Mas, antes mesmo do horário marcado, já havia foliões concentrados na praça São Jerônimo, atrás do Shopping Mar de Dentro. Cerca de 800 foliões, com camisetas, participaram dentro das cordas, pelas ruas do Balneário Santo Antônio, sob a supervisão de seguranças privados. Além das pessoas que pulam fora da corda.

O presidente do bloco, Ricardo Cabral da Cunha, conta que é o terceiro ano do bloco, também formado por famílias – de crianças a idosos, passando por adolescente acompanhados dos pais. Também participou a Associação de Aposentados da Cohab e mães de crianças Down.

Os dois blocos contaram com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e Brigada Militar.

Ver mais