PSDB – RS

Brasil deve ter leve recuperação nos salários em 2017

dinheiroO Brasil deve sentir uma leve recuperação nos salários em 2017, segundo pesquisa da consultoria de gestão de negócios Korn Ferry Hay Group. A previsão é de que haja um aumento real em 0,4%. O resultado é melhor que o índice registrado em 2016, quando houve uma redução de 1% nos salários reais. Para o deputado federal Pedro Vilela, do PSDB de Alagoas, o crescimento ainda é tímido, mas é um indício de que o país está estancando a sangria sofrida nos últimos anos.

“O Brasil atravessou um período tenebroso de recessão econômica, de perda do poder de consumo das famílias, dos salários, o crescimento do desemprego. Mas agora o que me parece é que retoma o seu rumo. Com ajustes e outra forma de condição da economia, felizmente os indicadores começam a reverter. A gente vê isso aí no poder dos salários, mas também na redução da inflação, da taxa de juros, no indicativo de que a economia voltará a crescer no ano que vem. Tudo indica que estamos no caminho certo”, disse o tucano.

Com a previsão de menos inflação e queda maior dos juros em 2017, o deputado espera um aumento no poder de compra do consumidor e maior valorização do salário mínimo. Neste ano, o valor foi reajustado para R$ 937.

“É claro que quanto mais a gente puder aumentar o salário mínimo de forma consistente e responsável, melhor. E isso só será possível com a retomada do crescimento econômico, a partir do momento que as empresas voltarem a investir, contratar”, afirmou o parlamentar.

De acordo com a pesquisa, a média global de ganho real nos salários será de mais de 2%, com crescimento mais expressivo no continente asiático, de até 4%.

Ver mais