PSDB – RS

Brasil em recessão: País pode perder até um milhão de empregos até o final do ano

Desemprego-300x194 (1)Brasília (DF) – A crise econômica conduzida pelo governo da presidente Dilma Rousseff finalmente atingiu o mercado de trabalho, que vive o seu pior momento em quase duas décadas. Segundo previsões de economistas de mercado e do próprio governo, o Brasil pode superar a marca de 1 milhão de postos de trabalho perdidos até o final do ano. As informações são de reportagem publicada nesta quarta-feira (16/9) no jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, o país já alcançou a marca de 780 mil empregos formais extintos em doze meses. Esta é a maior eliminação de vagas de trabalho desde que foi iniciada a série histórica do Ministério do Trabalho, em 1996.

Crise intensificada

Estudo feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) calcula que de 1,2 milhão a 1,6 milhão de postos de trabalho serão extintos em 2015. Ouvido pela Folha de S. Paulo, o economista Marcelo de Ávila afirmou que não vê “qualquer sinal de melhora no curto prazo”.

Outro relatório, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea) – vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – afirma que, por conta da intensificação da crise econômica, “é possível que o ano de 2015 se encerre com uma destruição total superior a um milhão de empregos formais”.

Enquanto isso, o mercado financeiro calcula que a economia brasileira terá uma retração de 2,55% neste ano. A produção industrial deverá cair 6,2%.

Ver mais