PSDB – RS

Cadastro de inadimplentes chega a quase 40% da população adulta

Economia-foto-Marcello-Casal-ABr-1-300x214Está ficando cada vez mais complicado para o cidadão manter as contas em dia e honrar com os compromissos assumidos.

Tudo isso reflete a crise econômica que atinge todas as camadas da sociedade, atrelada ao desemprego e aos juros, e , de forma mais direta, a faixa etária adulta da população.

É o que revelam dados recentes da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL): até setembro deste ano, 38,9% da população adulta do país (na faixa entre 18 e 94 anos) estava com o nome registrado no cadastro de devedores, o equivalente a 57 milhões de pessoas.

As informações constam em reportagem sobre o assunto, veiculada na edição online de “O Globo”, nesta sexta-feira (9).

Com a inadimplência, somente nos nove primeiros meses ocorreu aumento líquido de 2,4 milhões de CPFs negativados em todo o país.

Segundo “O Globo”,  no mês passado, o número de consumidores com contas atrasadas aumentou 5,45% em relação ao mesmo período de 2014.Em agosto, a variação anual já havia sido significativa: 4,86%.

Em nota, a CNDL aponta “a perda de dinamismo da economia” e a “deterioração das condições do mercado de trabalho” como fatores.

Débitos – Embora a maior parte dos débitos seja com os bancos (48,17%), outras faturas, como contas de água e luz lideram o crescimento.

Os números de “O Globo” mostram ainda as regiões onde ocorreu o aumento da demanda de inadimplentes.” O Sudeste lidera a participação no número de inadimplentes, mas foi no Nordeste e no Sul que a quantidade de devedores cresceu mais: 7,85% e 6,84%, respectivamente. No Centro-Oeste, Norte e Sudeste as variações também foram positivas: 6,28%, 4,03% e 3,18%, respectivamente.”

Confira aqui a reportagem completa

 

Ver mais