Brasília (DF) – A taxa de desemprego no Brasil avançou e fechou o trimestre encerrado em fevereiro em 7,4%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é o maior desde o período de março a maio de 2013, quando também ficou em 7,4%.
Para o deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), a notícia é vista “com muita tristeza”. “De todos os males de uma crise, o desemprego é o que mais traz sofrimento para as famílias. Infelizmente, é apenas mais um reflexo negativo de um governo desastroso, mentiroso e que não se cansa de iludir a população”, disse.
O parlamentar afirmou que o PT “traiu todos os seus compromissos” firmados na fundação da legenda. “O partido, que foi construído com o discurso de defesa dos trabalhadores, fere justamente quem deveria proteger. O PT traiu todos os seus compromissos e demonstra uma total incoerência entre o discurso e a prática”, lamentou.
De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo de hoje, o número de desempregados subiu de 6,5 milhões no trimestre até outubro do ano passado para 7,4 milhões no período fechado em janeiro deste ano, o correspondente a um acréscimo de 950 mil pessoas sem trabalho, ou uma alta de 11,7%.
O deputado constatou ainda que o “descontrole absurdo das contas públicas transferiu o prejuízo da má administração para o trabalhador”. “Cabe a nós da oposição não apenas lamentar, mas reagir desmascarando esse governo para que possamos fazer com que uma população mais consciente não se deixe enganar novamente”, concluiu.
A publicação destacou também que, além da maior procura, foram cortadas 401 mil vagas no país, reflexo do ambiente econômico adverso com redução de investimentos, consumo e gastos do governo.