Um novo super-herói começou a atuar em Porto Alegre para ajudar a melhorar a mobilidade urbana. O Guri de Uruguaiana, famoso personagem do humorista Jair Kobe, se uniu ao Capester para combater as infrações de trânsito e ajudar a conscientizar os motoristas. O vídeo celebra os três meses do app na capital gaúcha.
A cidade foi escolhida pela startup israelense para o lançamento mundial do aplicativo, que ocorreu em março, durante as comemorações dos 245 anos do município. A parceria com a prefeitura vem dando resultados e a expectativa é avançar ainda mais no exercício da cidadania com a ajuda da tecnologia.
A primeira ação do Capester em parceria com o Guri de Uruguaiana movimentou o bairro Moinhos de Vento, que concentra o maior número de infrações registradas em vídeo e enviadas pelos usuários ao aplicativo. O objetivo foi usar o humor para sensibilizar os motoristas sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito. Jair Kobe decidiu participar da iniciativa, porque acredita que a conscientização é uma forma de melhorar a cidade e todos os cidadãos podem e devem colaborar. A gravação do vídeo também contou com a participação dos atores Vitor Leal (Licurgo), Dudu Weber (o infrator) e o produtor Fabrício Eckhard.
Em 90 dias, o aplicativo já conta com mais de 20 mil usuários. São milhares de cidadãos comprometidos em melhorar a mobilidade e ajudar o poder público a fiscalizar as infrações cometidas diariamente. Os vídeos, enviados de forma anônima, são enviados pelo app para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Até o momento, foram enviados 4.701 vídeos. Quando a infração é comprovada, uma carta educativa é remetida ao condutor do veículo, auxiliando na conscientização e promoção de uma cultura do uso correto das vias públicas. O documento não tem poder de multa e não gera cobrança posterior. Mais de mil motoristas já receberam a correspondência.
“O aplicativo é uma ferramenta que tem contribuído muito para a educação do trânsito de nossa cidade. Estamos conseguindo demonstrar aos condutores como se portar nas ruas, a importância de respeitar os demais”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti. Ele lembra que as infrações por estacionamento em local e horários proibidos lideram o ranking em Porto Alegre. Por isso, os dados coletados pelo aplicativo também estão auxiliando o poder público a promover ações de fiscalização em diversos pontos da cidade, especialmente naqueles mais críticos.
O Capester está disponível nas plataformas Android e IOS, e pode ser baixado da loja de aplicativos de qualquer celular ou no site https://capester.com.br.
Texto de: Lucas Barroso
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.