PSDB – RS

Choque de Gestão – Aécio Neves: busca por resultados não terminou

Aecio-Neves-Foto-George-Gianni-31-300x199O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, afirmou que o Choque de Gestão, implantado por Aécio Neves, em 2003, e que completou 10 anos, ainda poderá render ótimos resultados tanto para o estado, quanto para o Brasil.

Segundo ele, o inovador modelo de administração continua guiando as políticas públicas em Minas Gerais e trouxe, definitivamente, a discussão sobre a gestão pública de qualidade para a agenda nacional.

Anastasia apresentou o Choque de Gestão a empresários e gestores públicos, em São Paulo, durante ciclo de palestras “Lideranças inovadoras da Gestão Pública”, promovido pela Fundação Brava e pelo Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), nesta quarta-feira (5).

O Choque de Gestão é um modelo de administração pública baseado na transparência e na busca de resultados concretos. Parte do pressuposto de que o estado deve gastar menos com a máquina pública e mais com as pessoas.

Quando foi implantado por Aécio Neves, Minas Gerais tinha um déficit orçamentário de R$ 2,4 bilhões. Hoje, dez anos depois, apresenta resultados econômicos e sociais acima da média nacional, como na educação, saúde, saneamento básico, geração de emprego e renda.

Conquistas – Segundo Anastasia, mesmo com essas conquistas expressivas, o governo continua estipulando metas e buscando resultados ainda mais ousados. “E aí qual é o desafio hoje que, para nós, em Minas , quase uma obsessão? É termos empregos de qualidade. Para isso a gestão pública deve se aperfeiçoar através da demanda, criando oportunidades de melhorar a empregabilidade, que se torna hoje um mantra a ser repetido à exaustão”.

E para o governador mineiro, a gestão pública de qualidade também está em pauta na agenda nacional. “Não há solução necessária para que o Brasil avance sob o ponto de vista da prosperidade se nós não tivermos uma gestão pública que seja, ao mesmo tempo, empreendedora, ousada, com coragem e com criatividade”.

Ver mais