O clima da economia brasileira está em seu pior patamar em 26 anos. Os dados são de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foram publicados em reportagem do jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (13).
O Índice de Clima Econômico (ICE) caiu de 57 pontos, no início do ano, para 49 pontos em abril. O indicador é medido com base em critérios como a expectativa dos investidores, a avaliação do mercado sobre a situação atual da economia e a confiança na política econômica do governo federal, entre outros.
Segundo a pesquisadora Lia Valls, responsável pelo índice e entrevistada pelo Valor, a fragilidade da articulação política conduzida pelo governo federal é também um dos fatores que contribui para o mau momento do ICE.
Valls mencionou que um dos sub-indicadores que compõe o ICE, o Índice de Situação Atual (ICE), caiu para 22 pontos, o mais baixo desde janeiro de 1993, antes da implantação do Plano Real.
De acordo com a pesquisadora, é possível que o ICE caia ainda mais nos próximos meses, motivado pela perspectiva de PIB negativo em 2015.