PSDB – RS

Com alta da inflação e aumento do desemprego, consumo dos brasileiros volta ao patamar de 2010

supermercado-marcelo-camargo-abr-300x200Com a desastrada política econômica adota pelo governo da presidente Dilma Rousseff, os brasileiros não tiveram outra alternativa a não ser cortar a lista de compras e mudar hábitos para driblar a alta da inflação, que alcançou 10,7% – medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – e o aumento do desemprego, que atingiu 9% em novembro. Levantamento feito pela empresa de pesquisa de mercado Kantar Worldpanel mostra que o índice de consumo dos brasileiros em 2015 retrocedeu cinco anos, voltando ao patamar de 2010.

De acordo com matéria do jornal Correio Braziliense desta terça-feira (3), a pesquisa aponta que as famílias optaram, por exemplo, por migrar para planos pós-pagos de telefonia celular com mensalidades mais baratas e para os planos controle. Também resolveram diminuir compras mensais no supermercado, cortaram refeições fora de casa, gastando 8% menos nesse quesito, e passaram a alimentar animais de estimação com comidas caseiras.

Para Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel ouvida pelo jornal, os consumidores estão racionalizando e planejando as compras, além de estarem mais exigentes na hora de escolher os produtos. Além disso, as famílias passaram a abastecer a dispensa com volumes maiores para não terem que voltar com frequência aos supermercados.

Ver mais