Diante da forte crise econômica que vem restringindo a concessão de crédito nos bancos do país, cada vez mais brasileiros vêm recorrendo a cooperativas para conseguir dinheiro emprestado, especialmente quando precisam iniciar novos empreendimentos. A situação fez com que os empréstimos realizados por cooperativas saltassem de R$ 26 bilhões em 2010 para R$ 73 bilhões em 2015, como revela matéria publicada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (22).
Os dados mostram que a tendência segue neste ano. No primeiro semestre, as cooperativas apresentaram um crescimento de 8,3%, período em que os bancos tiveram um recuo de 6,7% na oferta de crédito. A situação foi alvo de análise de Thiago Borba, coordenador de crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
“Enquanto os bancos estão fechando a torneira do crédito, as cooperativas vão no sentido contrário. A proximidade com os cooperados traz mais confiança e facilita a análise de risco, já que ele torna-se sócio do negócio”, ressaltou Borba à reportagem do jornal carioca.
De acordo com o Banco Central, 8,7 milhões de brasileiros já são cooperados, o dobro do número visto há cinco anos.
Clique aqui para ler a matéria do jornal O Globo.