PSDB – RS

Comissão de Saúde e Meio Ambiente dá voz às demandas e aponta soluções, diz Neri, o Carteiro

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB), teve um papel ativo em 2024, realizando 28 reuniões ordinárias e 20 audiências públicas, abordando temas como a crise nos hospitais, o Programa Assistir, o IPE-Saúde, e políticas públicas para inclusão e sustentabilidade ambiental. Questões como greves, enchentes e problemas financeiros nos hospitais também foram discutidas, além de iniciativas como o fortalecimento do Programa de Triagem Neonatal e debates sobre prematuridade, que destacaram a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados especializados.

Entre as ações de destaque, uma audiência pública proposta pelo deputado Kaká D’Ávila (PSDB) tratou da prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, tumor mais comum entre os homens, mas com 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. Já a deputada Delegada Nadine (PSDB) liderou discussões sobre exames genéticos e procedimentos para mulheres em alto risco de câncer de mama e ovário, no contexto de sua proposição. O Projeto de Lei 370/2023, de Nadine, foi apreciado pela comissão e aprovado em plenário em 2024, buscando garantir a inclusão desses exames na rede pública e fortalecendo a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças.

A comissão também debateu saúde mental, analisando os impactos do sofrimento psíquico em tragédias sociais, e a qualidade dos serviços das concessionárias de energia elétrica, que afetaram tratamentos domiciliares devido a interrupções prolongadas no fornecimento de luz. Outros temas abordados incluíram o avanço da telemedicina, a ampliação de políticas para pessoas com deficiência e crianças com Transtorno do Espectro Autista, além de demandas de pacientes com doenças raras e suas famílias.

No âmbito ambiental, a Comissão promoveu debates sobre saneamento básico, preservação da fauna e flora, e alternativas sustentáveis. O ano foi encerrado com a prestação de contas da Secretaria Estadual de Saúde, que apresentou dados sobre a execução orçamentária, os serviços do SUS e os principais programas governamentais, reafirmando o compromisso da comissão com a saúde, a inclusão e a sustentabilidade no Rio Grande do Sul.

Para Neri, a Comissão reafirmou, em 2024, seu papel como representante da sociedade gaúcha, enfrentando desafios como a crise hospitalar, a expansão de políticas públicas e a defesa da saúde preventiva e inclusiva. “Por meio de audiências públicas, debates e encaminhamentos, buscamos dar voz às demandas da população e alcançar soluções concretas para melhorar a qualidade de vida no Estado”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: Agência AL/RS

Ver mais