Foi apresentado nesta terça-feira, 12, o projeto Pontal, um empreendimento que ocupará a área do antigo Estaleiro Só, financiado pela iniciativa privada, mas devolvido à população em forma de infraestrutura e serviços. O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou do lançamento e destacou que foram 15 anos de espera até que o projeto pudesse começar a ganhar forma e finalmente ser entregue aos porto-alegrenses. “A cidade precisa de reformas e quebra de paradigmas para atender ao interesse público. Esta é a visão de futuro da cidade. Queremos entregar para a população uma orla com segurança e conforto para as pessoas desfrutarem”, disse o prefeito. (fotos)
O Pontal é um empreendimento da Melnick Even e BMPar que estão anunciando para Porto Alegre uma iniciativa inovadora, em uma das áreas mais emblemáticas da cidade. O empreendimento terá 114 mil m² de área construída e um moderno conceito multifuncional.
No entorno do complexo será entregue à população o Parque Pontal, com mais de 28 mil m², com um novo e moderno espaço público da cidade, executado com recursos da iniciativa privada, junto ao Guaíba. Haverá estrutura de lazer totalmente gratuita e espaço para contemplar o famoso pôr-do-sol do Guaíba.
O complexo reunirá o Parque Pontal Shopping, com 166 lojas, restaurantes, praça de alimentação e cinema de última geração. A Torre com mais de 20 andares terá consultórios, salas comerciais, além de um hotel com um moderno centro de eventos para 800 pessoas, com vista panorâmica para o Guaíba. Também funcionará no local o segundo centro médico do HUB da Saúde em Porto Alegre conectado ao Hospital Moinhos de Vento.
O aporte financeiro é de R$ 375 milhões, totalmente da iniciativa privada. O diretor da Melnick Even, Leandro Melnick, destacou que a cidade vai finalmente ter uma relação pública com o Guaíba: “O Pontal vai mudar o conceito de Porto Alegre. Vai trazer lazer e alegria para a cidade, conectando o Guaíba a restaurantes, shopping, saúde e centro de convenções”, explicou o empresário.
Durante as obras, que devem ser realizadas em torno de 40 meses, será aberto um parque para a população já começar a usufruir do espaço. A empresa informou que já na primeira semana de julho o local já estará disponível para a população, com infraestrutura e segurança.
O empreendimento está situado na avenida Padre Cacique, bairro Cristal. No local funcionou até 1995 o Estaleiro Só, uma empresa construtora de navios fundada em 1850.
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.