PSDB – RS

Confiança Empresarial cresce em maio e atinge maior nível dos últimos três anos

Brasília (DF) – O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 1,2 ponto em maio em relação ao mês anterior, atingindo 86,4 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014 (87,7 pontos). Na comparação com maio do ano passado, houve alta de 13,3 pontos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (31) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo o superintendente de Estatísticas Públicas da FGV, Aloisio Campelo Jr., o resultado de maio demonstra que a confiança empresarial manteve a tendência de alta observada desde o início do ano.

“A boa notícia é a redução virtuosa da distância, ainda grande, entre o nível dos indicadores que medem a percepção sobre o presente e os de expectativas”, disse.

De acordo com matéria da Agência Brasil, a maior contribuição para a alta da confiança em maio foi reflexo do Índice de Situação Atual (ISA-E), que teve alta de 1,1 ponto, para 80,2 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-E) subiu 0,3 ponto, alcançando 95 pontos.

A partir deste mês, a FGV passa a divulgar o ICE, que agrega os indicadores-síntese das quatro sondagens empresarias produzidas pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), consolidando os índices de confiança dos quatro macrosetores cobertos pelas sondagens empresariais produzidas pela fundação: indústria, serviços, comércio e construção.

Segundo a reportagem, a alta da confiança empresarial ocorreu na indústria e nos serviços, os dois segmentos com maior peso na composição do indicador. A FGV destacou que, no comércio, houve ligeira queda, de 0,5 ponto, após alta acumulada de 10,2 pontos nos três meses anteriores.

A sondagem com a maior diferença entre expectativas e percepção atual é da construção, com 20,9 pontos, seguida por serviços, com 13,8 pontos, comércio, com 11,9, enquanto a indústria apresenta um distanciamento menor, de 6,7 pontos.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Ver mais