PSDB – RS

Corte no Pronatec: Cai mais uma bandeira eleitoral de Dilma

pronatecBrasília (DF) – Mais uma bandeira do governo da presidente Dilma Rousseff caiu. As vagas em escolas particulares no Pronatec, programa federal que custeia ensino técnico a jovens e adultos, foram reduzidas pelo governo. As instituições que ofertam os cursos em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro informaram que tiveram menos de 50% das vagas que haviam recebido no último chamamento do programa, ano passado. É o que relata a reportagem da Folha de S. Paulo desta segunda-feira (25),

Segundo levantamento feito pelos colégios do Rio, apenas 18% das vagas pedidas foram aceitas pelo governo. Na última sexta-feira (22), as escolas foram informadas de quantos postos foram aceitos pelo Ministério da Educação.

O programa vem sofrendo restrições desde o fim de 2014, quando a União vinha atrasando o repasse de verbas referentes às aulas já dadas.

O corte no Orçamento atingiu diversas áreas. Ainda na educação, reduziu também o número de novos financiamentos no ensino superior do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Teto

De acordo com o jornal, no novo edital do Pronatec, além de menos vagas, o governo estabeleceu teto de pagamento para as horas-aula.

O diretor de uma escola em São Paulo que oferece três cursos no programa afirmou que os colégios se prepararam para ampliação de vagas, “porque era o que o governo prometia”. “Com a restrição de vagas e o teto de pagamento, a quebradeira vai ser geral”, disse.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Ver mais